Geografia

                                                                   Geografia
Geopolítica, e um campo da geografia, onde se regionaliza com base em fatores políticos, sociais, ambientais, culturais, etc.. Sobre a Administração do Estado. Determinando assim, áreas de conflito ou de extrema necessidade, por exemplo.
O mundo, na maioria das vezes, sempre foi multipolar, com exceção das guerras que o tornaram temporariamente bipolar (ou seja, dois países se destacava no conflito), e hoje na atualidade ele continua a ser multipolar (posso justificar essa afirmativa, com a existência do grupo G8 ( o grupo dois oito países mais ricos do mudo).
 Multipolar: É uma forma geopolítica, na qual vário país tem controle das decisões mundiais.
Atualmente, a ordem multipolar, que nos encontramos, está baseada, no capitalismo, no neoliberalismo (doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção do estado sobre a economia).
OBS: Em assuntos relativos, conflitos, terrorismo ou qualquer país que ofereça uma possível ameaça aos Estados Unidos ele adota uma política unipolar.
Revoluções e Revoltas, não são capazes de mudar a ordem mundial.
                                            A Antiga Ordem Mundial
Começa com o início da 1 Guerra Mundial (1914-1918) e termina em 1990, com o fim da guerra fria do Guerra Fria.
No final da primeira guerra mundial, o Japão e os Estados Unidos, passam a ser as duas maiores economias mundiais, mais não houve bipolaridade, pois não é apenas a questão econômica que determina a supremacia ou hegemonia mundial, assim o mundo continuo a ser multipolar.
Em 1920, houve a quebra da bolsa de valores de Nova York, que não influenciou de forma negativa para o fim da multipolaridade, apenas adiou a participação dos Estados Unidos na segunda Guerra Mundial (1939-1945).
De 1945 á 1947, se criou zonas de ocupação provisória, onde tropas militares da Inglaterra, Estados Unidos, França e União Soviética, se estabeleceram para evitar o recomeço da guerra, pelos nazistas, mantendo a sensação de paz.
A guerra fria (1947-1989), onde o mundo começa a ser bipolar.
Os Soviéticos, com o fim das zonas provisórias, não seguiram o exemplo dos outros países de se retirar, e permaneceu nas terras, em contra partida, Os Estados Unidos continuam prosperando economicamente.
Socialismo (impressas estatais)             -                     Capitalismo (impressas privadas)
                                                                Conceitos:
Ordem Mundial: Se Entende como distribuição de poderes entre estados- orações, um complexo jogo e distribuição igualitária de poderes.
Hegemonia ( Bipolaridade ou Unepolaridade): É quando um país exerce domínio sobre outros, a hegemonia nunca é mantida através da força (poder bélico e outros poderes para ter hegemonia) mas fundamento-se em elementos ideológicos, econômicos.
Soberania (Multipolaridade): É o direito, reconhecido internacionalmente que um estado tem de resolver seus assuntos internos, sem e interferência de terceiros.
                                                    1 Guerra Mundial
A tríplice aliança é composta pela Alemanha, Áustria e Turquia. Já a tríplice Entente é composta por Inglaterra, França e Rússia.
A Alemanha vivia um período em que os seus ideais, baseavam-se nas glorias construídas, por seus governos anteriores, orgulho, supremacia nacional.
A tríplice Entete, defendia que o poder da revolução industrial, desenvolveria a Europa (Capitalismo).
Já a tríplice aliança, defendia que o poder do governo iria gerar desenvolvimento para a Europa (Socialismo).
Em 1914, iniciou o conflito quando a Alemanha invade a Bélgica, com o propósito de chegar até a França, principal aliada da Inglaterra, Assim a Alemanha enfraqueceria a Inglaterra, pois a Inglaterra sozinha, perderia a guerra. Entretanto a Alemanha, não consegue invadir a França.
A Rússia se retira, pois a monarquia russa, vivia um momento de transição na qual em 1917, liderada por camponeses que conseguem transformar o regime político e proclamar a independência em 1922, por isso a Rússia precisava do exercito, para combater os camponeses.
Em 1916, a pedido da Inglaterra, os Nortes americanos conseguem ocupar as principais rotas marítimas, impedindo que os suprimentos que alimentavam exercito alemão, chegasse até a Alemanha.
Após a rendição dos Alemães, houve uma substancial mudança no panorama econômico mundial, os países Europeus, que antes ocupavam lugar de destaque, perderam e esgotaram suas economias, dando lugar de destaque para Estados Unidos e Japão.
A Quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929 foi o estopim para a segunda Guerra mundial, a única bolsa de valores (importante) no mundo, naquele período.
A segunda guerra Mundial, não geou nenhum benefício mundial, com exceção dos Estados Unidos que cresceu e lucrou muito na guerra, principalmente pelo setor Bélico.
Com a crise de 1929, os Estados Unidos não tinham condições econômicas para comercializar com todos os países da Europa, e assim ele corta relações econômicas com a Alemanha, Itália e Japão. Assim esses países tiveram que solucionar esse problema, sendo os países mais danificados durante a crise.
Assim a Europa na década de 30, viveu um momento de transição econômica, instabilidade política e ideologias sendo criadas para resolver tais problemas, entretanto essas ideologias colidiram.
Ideologias:
1- Democracia, liberal capitalista- Defendida principalmente pela Inglaterra e França.
2- O nazi-fascismo - Defendida principalmente pela Alemanha e Itália (que, para solucionar o problema do fim das relações econômicas com os Estados Unidos, eles tinham que incentivar o povo, além de dizer que apenas, se o estado, dominar todas as impressas, pode-se desenvolver os países).
3- O Comunismo- União Soviética.
Em 1938, a Alemanha invadiu as terras, que antes pertenciam a ela, e foram invadidas pela Rússia, assim a Alemanha, alegava que estava apenas retomando o que era dela, e nesse aspecto, a Alemanha foi apoiada, pelos países, que fizeram um acordo, dando a Alemanha soberania, sobre estas terras. Entretanto a Alemanha queria mais, por isso ela atacou a Polônia e começou a segunda Guerra Mundial.
Com o fim da segunda guerra mundial, os Estados Unidos e a União Soviética, se tornaram as maiores potencias, pois tinham mais poder bélico. As zonas de ocupação que foram reservadas para a União Soviética, não foram desocupas, ao invés de sair, como os outros países fizeram, a União Soviética permaneceu nessas terras.
Assim a União Soviética vira uma hegemonia militarmente e politicamente.
E os Estados Unidos, vira uma hegemonia militarmente e economicamente.
Mesmo havendo duas hegemonias, ainda havia multipolaridade.
Ao longo da segunda guerra, Hitler, com sua ganância, atropelou o fascismo, e assim o nazismo foi considerado a ideologia ameaçadora, não mais o fascismo.
                                                Guerra Fria
Por que houve a necessidade de criar zonas de ocupação?
1- Para impedir uma possível retomada do nazismo dentro da Europa.
2- Reparar os prejuízos causados pela 2 Guerra.
As Zonas foram divididas entre: Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética.

                                          Capitalismo VS. Socialismo        

A União Soviética, durante a 2 guerra, viveu um momento de transição política, no qual o regime comunista gradativamente, tornou-se socialista real.                    

                                       Origem do conflito (1945 e 1947)

1- Zonas Provisórias (ocupação).
2- Quebra de dois acordos, quebrados pela União Soviética, pois as fronteiras que ela obteve na Segunda Guerra, não condiziam com as fronteiras determinadas pelos dois acordos.
A Conferência de Potsdam que determinava: oficialização das zonas de ocupação, principalmente, na Alemanha e em outros países, e determina que as tropas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas dos países do leste europeu, tal medida foi tomada, pois vários países do leste europeu se tornaram socialistas, além de outras coisas.
A Conferência da Itália que determinava: que a Polônia e a Romênia tivessem seus territórios de volta (que estavam ocupados desde a primeira guerra mundial), além de outras coisas.
A Alemanha foi dividida em 4 zonas de ocupação.
Foi Estabelecida uma nova fronteira para a Alemanha.
Foram Estabelecidas novas diretrizes econômicas e políticas para a Alemanha.
 Ultimato ao Japão, para que este se render-se.
Obs: Em 1945, Os soviéticos, não aceitaram os limites territoriais que foram estabelecidos na conferência de Potsdam, na qual determinava a retirada das tropas Soviéticas da Polônia, Bulgária, Romênia, dentre outros países, que durante o período da segunda guerra, os Soviéticos conquistaram dos Alemães.
                                                 As três ordens geopolíticas mundiais
1- Que vai desde as navegações marítimas européias até o início da segunda guerra mundial:
Definida principalmente pelas disputas econômicas imperialistas
Fim do feudalismo e retomada das atividades comerciais na Europa.
Relação entre colônias e metrópoles- Divisão Internacional do Trabalho (Velha)- Matérias primas para a metrópole, e manufaturados da metrópole para as colônias.
Ela classificava os países em: Metrópoles e Colônias
Obs: Só há multipolaridade após a primeira guerra mundial (pois apenas após a primeira guerra mundial, surgiram definitivamente, grandes potências globais).
No final da segunda guerra, mudou a Divisão Internacional de Trabalho (Velha) para á Divisão Internacional de Trabalho (Nova)- Descolonização. Entretanto a segunda guerra não gerou pontos positivos para os países Africanos, pois mesmo sendo eles independentes, eles continuaram subordinados economicamente as antigas metrópoles, e aos Estados Unidos da América, além de terem péssima qualidade de seus serviços.
Entre a segunda guerra e a guerra fria, há um período de transição, pois nem todas as colônias serão independentes.
2- Ordem Bipolar, que começa no início da guerra fria até a queda do muro de Berlim:
Definida principalmente por questões ideológicas entre as nações.
Teve como palco de fundo a Europa.
Foi um momento de ruptura da historia e geopolítica mundial.
Houve um confronto entre países que foram aliados na segunda guerra.
Acordos pós- segunda guerra.
E algumas das conferências internacionais da época, principalmente a Conferência de Potsdam e a Conferência da Itália.
Essa ordem classificava os países em: países do Oeste ( capitalistas) e países do Leste ( Socialistas).
Capitalismo:
O governo atua apenas como fiscalizador da economia, predomina a iniciativa privada, há a economia de mercado flexível ( não havendo protecionismo por parte do governo e impressas estrangeiras podendo se instalar de uma maneira fácil, além de haver fusões de impressas). Predomina-se o poder individual e o crescimento econômico, baseado em classes sociais que se sobrepõem sobre as demais.
Socialismo:
O governo controla todas as ações dentro do país. Não é permitido a presença da iniciativa privada. Há uma economia de mercado planificado (um mercado baseado no plano em quem o governo planejou). Há a ocorrência da Coletivização, que determina que o crescimento seja igualitário, não havendo extinção de classes.
                                              Início Efetivo da Guerra Fria
Os Estados Unidos da América criaram doutrinas ideológicas, para conter o socialismo, que estava convertendo vários países europeus, dentre outros.
A Doutrina Truman, que buscava defender o mundo capitalista contra a ameaça socialista.
O Plano Marshall, dizia que aqueles países, que adotassem o capitalismo, receberiam um empréstimo.
                                   1 fase da Guerra Fria- A Fase Tensa (1948-1953)
1949- Divisão da Alemanha em duas republicas:
A república Democrática Alemã, aliada á União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, socialismo.
A república Federal da Alemanha, aliada aos Estados Unidos, capitalismo.
Houve a possibilidade de um confronto entre Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
 1949 - Revolução Chinesa
1950 á 1953- Guerras das Coréias- Entre a Coréia do norte (socialista) e a Coréia do sul (capitalista).
                         1953-1989- 2 Fase da Guerra Fria- A Fase Pacífica
Houve, nessa fase uma corrida armamentista e espacial, por parte das nações.
1959 - Revolução Cubana
1964 á 1973 – Intervenção militar no Afeganistão.
1964 á 1973 – Guerra do Vietnã.
1961- Construção do muro de Berlim:
Apesar de o muro ter sido construído na fase pacifica. Os Soviéticos não hesitaram na construção e separação da Alemanha, alegando que a fuga de mão de obra qualificada e a fuga da população de países que não mais estavam satisfeitos com o regime socialista, ocorreria se não houvesse tal muro.
 Alianças:
Formação da OTAN em 1949, A Organização do Tratado do Atlântico Norte, que buscava a proteção do capitalismo.
Formação do Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia em 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu, para a proteção do socialismo.
3- A Nova Ordem Mundial- Formada pelo Capitalismo, tendo seu início em 1991
Classificação dos países, pela sua economia em: Países do norte (ricos) e Países do sul (pobres).
                                                 A crise do socialismo
O socialismo perde a guerra, principalmente pelo próprio socialismo. Mesmo havendo planos contra o capitalismo, como a cortina de ferro.
Houve um re-ordenamento nos investimentos feitos pelos soviéticos, investindo em massa nas indústrias armamentistas e abandonando as indústrias de bens de consumo duráveis e não duráveis (principalmente).
Na década de 70, período em que as 15 repúblicas socialistas eram controladas pela URSS, deixaram de receber ajuda financeira dos Soviéticos.
A crise do petróleo de 1879 contribuiu para a crise do socialismo real. Pois as 155 repúblicas eram ricas em petróleo.
Em 1985, Mikhail Gorbachev é eleito presidente da URRS, oficialmente, ele decretou o mundo que a URSS, não mais lutaria pela hegemonia mundial, ampliação de seus territórios. Buscando uma aproximação maior com o capitalismo norte americano, Mikhail Gorbachev decreta a criação de novos partidos políticos, eleições livres, além de revelar ao mundo, como se encontrava o verdadeiro quadro econômico em que se encontrava as repúblicas soviéticas, ele tornou o socialismo real soviético em um socialismo democrático e não abria mão da desintegração da URSS.
                                                   Reunificação Alemã

3- A nova ordem mundial tem como base o capitalismo e sua doutrina econômica é o neoliberalismo, na qual:
Os Estados Unidos exerce influencia na América.
A União Européia exerce influencia na Europa e África.
O Japão exerce influencia na Ásia e Oceania.
Quando essa ordem começou em 1991, ele era plenamente Multipolar, entretanto a partir de 2001, com o atentado terrorista aos Estados Unidos, essa ordem passou a ser:
Oficialmente ela é multipolar, entretanto ela vira Unipolar, quando os Estados Unidos expõem assuntos relacionados com o terrorismo e invasão de seus territórios, ou de ameaças de outros países.
                                                 Doutrina Bush
Guerra preventiva: se deve começar uma guerra, para que ela não ocorra em maiores proporções no futuro (invasão do Afeganistão e Iraque).
Criou a lista conhecida como: Eixo do mal, onde se encontram todos os países que podem futuramente trazer ameaças aos Estados Unidos.
Obs: Fundamentalismo Islâmico, ala radical do Islamismo.

                                                      Organizações Internacionais
Conceito: São entidades dotadas de personalidade jurídica própria, formadas por Estados (países), que por sua fez atuam no plano internacional por intermédio de interesses comuns. Assim as organizações Internacionais pregam o Multilateralismo (termo que se refere á vários países trabalhando em conjunto sobre um determinado tema em comum). Antes se empregava o Bilateralismo consiste nas relações políticas, econômicas ou culturais entre dois Estados soberanos.
ONU - Organização das nações unidas:
Em 1919, foi criada a organização: A liga das nações, cujo papel seria o de assegurar a paz, entretanto ela falhou, pois ocorreu a segunda guerra mundial. Assim a liga das nações foi encerada em 1946.
A ONU foi criada em 1945, entretanto só em 1946 teve prestigio, pois nesta data a liga das nações deixou de existir e passou suas responsabilidades á ONU.
OBS: a primeira grande realização concretizada pela ONU, foi em 1953, quando houve o fim da fase tensa da guerra fria, para sua fase pacifica.
Os países classificados como pilares da ONU, tiveram sua base nas zonas de ocupação provisórias, na qual, se determinou que os países componentes do conselho de segurança da ONU, os quais deveriam ser considerados vencedores da segunda guerra e que tivessem expressivo poder bélico (com isso O Japão e a Alemanha foram excluídos do conselho de segurança da ONU e do G8).
A ONU surge com a necessidade de reorganização da sociedade internacional pós-guerra. Estabelecer os direitos humanos, e promover o desenvolvimento econômico social. Sendo proibido o uso de força nas relações entre os estados (países).
Funções:
Manter a paz e segurança internacional.
Promover as relações amistosas ente os estados (países).
Desenvolver a cooperação internacional para a resolução de problemas internacionais.


                                              Principais Órgãos da ONU
A Assembléia geral, onde é determinado o poder de influencia de cada nação, partindo do pressuposto que, de acordo com o poder econômica de cada nação, será determinado a sua contribuição e o seu poder de influencia. Além de que nessa Assembléia, se discutem temas relacionados á paz, segurança, etc...
O Conselho de segurança, chamado de G5 quando se considera apenas os membros permanentes (Estados Unidos, Inglaterra, França China e Federação Russa), seus componentes são países que detém em suas posses armas nucleares e poder bélico, tendo eles poder de veto, para decidir questões militares. Sua função é manter o não uso de armas nucleares.
Secretaria geral.
Banco Mundial: concede o empréstimo aos países.
FMI (Fundo Monetário Internacional): fiscaliza e coordena empréstimos aos países.
OBS: Todos os funcionários da ONU têm proteção diplomática.
                                Alguns Órgãos não vinculados á ONU.
OMC (Organização Mundial do Comercio) é uma instituição privada que determina as regras sobre as relações comerciais entre os países.
OBS: Os Estados Unidos, desde 2008, vem adotando políticas protecionistas, nas quais impedem a livre circulação de produtos estrangeiros dentro de seu território.
                                               G8
São as 7 nações mais ricas, contando com a Rússia, pois ela participa do conselho de segurança, assim todos os países participantes do conselho de segurança da ONU, participarão do G8, que é um grupo vinculado com a ONU, entretanto Japão e Rússia estão no G8 e não participam do G5, pois só podem participar do G5 os países vencedores da segunda guerra mundial.
                                                 G20
Foi criado em 1999. Este grupo é formado como uma espécie de reconhecimento por parte das grandes potenciais desenvolvidas (G8), de que os países emergentes estão crescendo, sendo assim países em desenvolvimento, assim esse grupo é uma espécie de mérito á tal crescimento.
Neste grupo formado por países em desenvolvimento + G8, se discutem sobre questões monetárias, comerciais e questões energéticas (principal pauta, sendo esta pauta, não presente no G8).
 Nas suas reuniões é obrigatória a presença do FMI e do Banco Mundial (já no G8, esses órgãos da ONU não têm sua presença como obrigatória).
Esse Grupo é vinculado com a ONU.
 BRIC é um grupo formado dentro do G20, pelas maiores economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China.
Não possui sede, nem fundo destinado á financiar suas atividades e não é vinculado com a ONU.
Suas Economias estão em rápido crescimento ( cerca de 61% da taxa de crescimento global). O grupo é detentor de inúmeras riquezas: petróleo: Brasil e Rússia, produtos agrícolas: Brasil, mão de obra vasta e barata: China, produtos com inovações tecnológicas: China e Índia, dentre outras riquezas.
                                       Blocos econômicos
1 estagio: Zona de livre comércio: é um tipo de bloco de países onde há livre circulação de mercadorias sem impostos, entre seus membros.
2 estagio: União aduaneira: é um tipo de bloco de países onde há a TEC (tarifa externa comum) , assim países que pertençam a este bloco, vão cobrar uma mesma tarifa sobre os produtos de países que não pertençam a este bloco.
3 estagio: Mercado comum: esse tipo de bloco, possui quatro liberdades entre seus membros: livre circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços.
4 estagio: União econômica e monetária: é um tipo de bloco, onde os países integrantes possuem uma moeda comum.
Exemplos:
Zona de livre comércio: ASEAN e APEC.
União aduaneira: MERCOSUL.
Mercado comum: nenhum bloco econômico citado.
União econômica e monetária: o único exemplo é a União Européia.
OBS: cada próximo estagio vai ter as características dos estágios anteriores, por exemplo: o 2 estagio vai ter características do 1 estagio.
                                                  União Européia
Objetivos:
Essa união foi criada originalmente para uma forma das nações européias, se reestruturarem após a segunda guerra mundial (pois isoladamente as nações não poderiam se reestruturar, ou seja, precisavam de ajuda).
Atualmente a União Européia, visa trazer os países do antigo leste europeu, para serem membros da União Européia. Entretanto com as sucessivas crises dos países membros, ela teve que fechar suas portas para novos membros.
OBS: o Reino Unido participa da União Européia, entretanto, não adota o Euro como moeda.

                                     Conceitos Demográficos fundamentais:
1- População absoluta - nesse critério vamos classificar os países em populosos ou não populosos. Populoso é o termo utilizado para classificar os países que ultrapassaram o número de 100 milhões de pessoas em seu território. É apenas um critério quantitativo (não serve como referencia socioeconômica, é apenas um critério que indica quantidade).
2- População relativa - nesse critério vamos classificar os países em densamente povoados ou pouco povoados. Povoado é o termo utilizado quando uma população atinge 100 habitantes / quilômetro² ou mais. Essa classificação é uma suposição teórica não constante dependente da situação econômica que o país se encontre (por exemplo, quando há uma guerra, a população de um país se desloca para outro país).
3- Superpovoamento - é um critério qualitativo (é capaz de avalizar a situação socioeconômica de um país e a qualidade de vida da população), assim como é um critério qualitativo, não leva em consideração a população relativa ou absoluta. Geralmente são países com esperança de vida reduzida com um crescimento vegetativo acelerado (grande quantidade de número de filhos por mulher, sendo calculado pela diferença da taxa de natalidade com a taxa de mortalidade). Na maioria dos casos há também uma taxa de mortalidade infantil (essa taxa é considerada o dado mais fiel para analisamos a realidade de um país). Geralmente ocorre em países subdesenvolvidos. Assim somente com esse critério podemos determinar se um país é subdesenvolvido ou desenvolvido.
OBS:
A população absoluta dividida pela área (em Km²) = habitantes / quilômetro².
A maioria dos países desenvolvidos apresenta uma instabilidade demográfica (a população desses países se encontra em um número constante sem grandes variações).
70% da população mundial vive em países pobres.
O Brasil é um país populoso, pouco povoado e ocorre o superpovoamento devido principalmente ao crescimento vegetativo acelerado.
Na Europa não há nenhuma nação classificada como populosa e não ocorre o superpovoamento.
Na África, o único país não populoso é a Nigéria. Entretanto em toda África ocorre o superpovoamento e ela é densamente povoada.
O Canadá é fracamente povoado (menos de 50 habitantes / quilômetro²) e não ocorre o superpovoamento.
Índia:
Bangladesh: é classificado com país mais povoado.
As planícies Gangéticas tem o maior adensamento populacional em termos de região.
A China é o único país subdesenvolvido, onde não ocorre o superpovoamento desde 1949 (devido á revolução comunista, onde foi priorizado a erradicação da mortalidade infantil e garantiu a alimentação básica para qualquer criança nascida no território Chinês até 1 ano de idade). A política do filho único, estabelecida apenas em regiões de comercio especial na China, não é valida para a superpopulação (que é um critério qualitativo). Entretanto a China tem um crescimento vegetativo acelerado. Não existe um senso demográfico Chinês, a própria ONU é encarregada de fazer o senso demográfico Chinês.


                       Evolução do crescimento demográfico ao longo da história
1-Fase: Crescimento populacional baixo, houve uma grande quantidade de números de filhos por mulher, entretanto, eventos como: a peste negra, guerra e enfermidades, levaram a um aumento também da taxa de mortalidade, compensando o aumento da taxa de natalidade. Sua população era em grande parte rural, agrícola e dispersa (sendo uma dificuldade para levar atendimento médico para as regiões). Teve seu termino no período pré-industrial, e todos os países concluíram essa fase.
2-Fase: Explosão demográfica, com o aumento da urbanização diminuiu a taxa de mortalidade (as vacinais que foram descobertas nesse período, poderiam ser aplicadas em um único lugar a cidade, com pouca necessidade de enviar médicos as regiões mais distantes),  além de que foi realizado a revolução medica e sanitária, entretanto, o número de filhos por mulher aumentou, gerando um grande aumento da população e a esperança de vida cresceu, pois aumentou-se a produção agrícola. Essa fase, foi uma fase de transição demográfica que se iniciou após a revolução industrial para os países desenvolvidos que já passaram por essa fase para a próxima e se iniciou após a segunda guerra mundial para os países subdesenvolvidos que ainda estão nessa fase, com a expectativa de vida até 70 anos. Já que os países subdesenvolvidos tem um elevado número de crianças por mulher e baixo percentual de idosos, haverá falta de emprego para população, ocorrendo assim, problemas diversos: como a precariedade da educação e da baixa renda per capita.
3-Fase: Estabilidade Demográfica é uma fase de revolução cultural, onde a mulher ganha participação ativa na sociedade. Ela se iniciou em 1970 para a população europeia, esta fase é apenas composta por países desenvolvidos e tem sua expectativa de vida de mais de 70 anos, há também um pequeno número de filhos de mulher (cerca de menos de 2%).
4-Fase: Implosão Demográfica é uma fase não oficial com a característica de ter um crescimento populacional negativo, ocorrendo na França, Alemanha, Polônia e Hungria. Se caracteriza, também, por apresentar um alto número de idosos, com uma alta expectativa de vida e diminuição drástica da taxa de natalidade. As consequências serão: o aumento com os gastos com a previdência e diminuição da população economicamente ativa.
Refugiados são pessoas que se veem obrigadas a abandonar seus país por temerem ser perseguidos ou mortos e os imigrantes deixam seu país voluntariamente, entretanto procurando trabalho (podendo ser esse imigrante legal ou ilegal) e os turistas internacionais viajam de seus país voluntariamente procurando lazer.
Os deslocamentos internos, são pessoas que migram como os refugiados, entretanto sem sair do país, devido ao êxodo rural, não ocorrendo em países desenvolvidos.
A Xenofobia Europeia, começou em 1970, com o fim da 2 Guerra Mundial, a Europa estava destruída e era necessário uma força de trabalho para reconstruí-la, assim imigrantes foram trabalhar na Europa, visando melhorar suas condições de vida, Em 1973 ocorreu a primeira crise mundial do petróleo, em 1979, ocorreu a segunda crise mundial do petróleo, nessas crises países fornecedores de petróleo (árabes) pararam de vende-lo para a Europa, assim os imigrantes começaram a fazer concorrência á população local, o que gerou a aversão aos estrangeiros por parte dos europeus.


                                      Crescimento da população urbana
O crescimento da população urbana se dá apenas pela urbanização, fenômeno de transferência espacial (êxodo rural) da população do campo para as cidades.
Nos países desenvolvidos não ocorre o fenômeno do êxodo rural. A Inglaterra é o maior país urbanizado do mundo. Um país pode ter um grau grande de urbanização, sem precisar de 100% de urbanização, pois é necessário que pessoas trabalhem no campo.
O crescimento interno da cidade é um crescimento estrutura (mais prédios são construídos, etc..).
O modelo de urbanização dos países desenvolvidos tinha como base a revolução industrial (desde 1789), sendo uma urbanização ordenada, gradual e lenta, tendo seu término antes da 2 guerra mundial.
O modelo de urbanização dos países subdesenvolvidos se dá a partir de 1950, sendo uma urbanização desordenada, rápida e acelerada.
O ano 2000 d.c marcou uma maior quantidade de população urbana no mundo.
                                            Megacidades
É determinada por um critério quantitativo, cidades que ultrapassaram 10 milhões de habitantes no seu território, é comum encontrar Megacidades em países subdesenvolvidos.  Megacidades Alfa são Megacidades nos países desenvolvidos, Megacidades Beta são Megacidades nos países emergentes e Megacidades Gama são Megacidades em países subdesenvolvidos.
                                             Cidades Globais
Cidades Globais são determinadas por um critério polarizador (oferta de serviços na cidade), sendo também cidades que influenciam o cenário mundial, esse tipo de cidade é mais comum de ser encontrado em países desenvolvidos.
                                                      Religiões
Religião é o conjunto de crenças e praticas frequentemente associadas ao poder sobrenatural. Aderir a uma religião implica em crer numa força divina.
Estados Laicos ou Leigos, são estados neutros religiosamente, seus cidadãos podem escolher qualquer religião, não havendo uma religião oficial.
O mundo islâmico são os países que tem como sua religião oficial o islamismo.
O mundo árabe são os países que falam a língua árabe, como sua língua oficial.
As principais religiões são: Hinduísmo, Budismo, Islamismo, Cristianismo e Judaísmo.
Elementos de uma religião:
Doutrina é um dogma, uma crença que explica entre outras coisas, a origem de tudo e o sentido da vida de uma religião.
Ritos são cerimônias, que ligam pessoas em um grupo religioso e há a presença frequente de símbolos religiosos.
Sacros são elementos que mantém uma relação com deus, expresando a moralidade.
Profanos são elementos que não mantém relações com deus, ou com a religião especifica.
Tipos de Religião:
Primitivas: totemismo.
Proféticas: Cristianismo, Islamismo e Judaísmo.
Religiões sapienciais: Hinduísmo e Budismo.
Espiritualistas: espiritismo.
Formas de Religião:
Politeístas: crença em vários deuses.
Monoteístas: crença em um só deus.
Panteístas: crença em que tudo no universo é uma representação divina.

                                                    Cristianismo
É a religião dos que crêem que Jesus Cristo é Filho de Deus, morto e ressuscitado. Filho de Deus e de Maria, Jesus nasceu em Belém
Teve discípulos que espalharam a Sua pregação por toda a parte, a partir de Jerusalém.
Pedro e Paulo difundem o cristianismo na Europa.
Depois de muitas hostilidades, no século IV (313),  ocorre o Édito de Milão de Constatino que ofcializou o cristianismo como religião oficial (primeira religião a ser reconhecida como religião, oficialmente).
Mais tarde, com Teodósio, o cristianismo é proclamado religião oficial do imperio romano.
Com a queda do Império romano e superadas as invasões bárbaras, os povos europeus foram abraçando, uns após outros, a religião cristã.
Com os Descobrimentos, o cristianismo expande-se pelas Américas, África e Extremo Oriente.
A Bíblia é o livro sagrado dos Cristãos, que contem o antigo e novo testamento.
Os cristãos acreditam num Deus único manifestado em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Esta fé é professada no Credo
A Páscoa
No Domingo de Páscoa, a Igreja festeja Jesus ressuscitado: "O Senhor ressuscitou. Aleluia!“
O Pentecostes
Cinquenta dias depois da Páscoa, os cristãos festejam o dia em que Deus enviou o Espírito Santo sobre os Apóstolos.
O Natal
Festeja o nascimento de Cristo.
Tipos de cristões:
Católicos:
A Igreja Católica compreende as igrejas particulares, liderada por bispos, em comunhão com o Papa, o Bispo de Roma.
Ortodoxos:
A Igreja Ortodoxa compreende as igrejas em comunhão com a Sé Patriarcal do Oriente, se separou dos Católicos por não concordarem com o Concílio de Calcedónia que dizia que cristo tinha duas naturezas (divina e humana), a igreja Ortodoxa se separou da igreja Católica no Grande Cisma do oriente (igreja ortodoxa) e do ocidente (igreja católica).
Protestantes:
São os luterianos que dizia (entre outras coisas) que o perdão e a vida eterna não são conquistados por nós mediante boas obras, mas nos são dados gratuitamente por meio da fé em Jesus Cristo (o que a igreja católica condenava).
E suas principais igrejas são:
Calvinistas
Luteranos
Presbiterianos
Baptistas
Anglicanos
Evangélicos
                                                   Islamismo

É uma religião iniciada na Arábia pelo profeta Maomé que nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo.
A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia-lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus).
Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria. Perseguido, Maomé fugiu para Iatrebe, atual Medina e cidade rival de Meca. A esta fuga deu-se o nome de Hégira no ano 622 d.C, esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica
Lá, depressa se tornou importante a nível político, social, e militar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação.
O Alcorão (leitura ou recitação) é o livro que contém as revelações do arcanjo Gabriel feitas ao profeta Maomé. Ensina preceitos religiosos, dogmas e moral. Consta de 114 capítulos (suras).
A doutrina enfatiza um monoteísmo rígido. Deus é único e é o Deus do patriarca Abraão ¬Allah.
O muçulmano crê nos anjos bons e nos maus. Para ele, Allah revelou-se através de muitos profetas.
Os islamicos tem 5 obrigações basicas:
Peregrinação a Meca Deve fazer-se uma vez na vida, se as circunstâncias fisicas o permitirem.
Jejum do Ramadã é o ato de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol.
Esmola é a quantia, em géneros ou em dinheiro, que o Muçulmano que possuem meios deve distribuir entre os necessitados.
Oração feita 5 vezes por dia, ajoelhando num tapete, voltado para Meca.
Profissão de fé que diz que Não há outra divindade senão Allah e Maomé é o seu Profeta.
Os muçulmanos celebram no dia 12 do mês de Rabiul-awwal o nascimento de Maomé. Nesse dia, os crentes vão às mesquitas e ouvem a vida do profeta. Os ricos distribuem esmolas e oferecem um animal em sacrifício.
Os árabes utilizam o calendário lunar e eles contam os anos e séculos a partir da Hégira.
Tipos de fieis:
Xitas: Seguidores de Ali (tio de Maomé), tendo a autoridade passada a Ali, seus fiéis são independentes. Hoje são os mais radicais.
Sunitas: Seguem os Califas (Líderes que são escolhidos pelo povo), sendo dependentes deles para suas decisões. Hoje são os menos radicais dependentes dos líderes.
                                                 Hinduísmo:
Não se pode indicar a data do nascimento do Hinduísmo.
No terceiro milénio a.C. havia, junto dos rios Indo e Ganges, uma civilização já bastante avançada. Entre 2000 e 1500 a.C. o povo ariano destrói essa civilização e estabelece ali a religião védica.
Veneram muitos deuses.
Entretanto aparecem os Upanishadas que forneceram uma nova direção para a tradição védica.
O seu estudo deu lugar ao bramanismo (religião dos sacerdotes, Brâhmanes) e depois, no início da nossa era o hinduísmo.
O hinduísmo professa três deuses principais: Brama, que é a personificação masculina do Absoluto, pai e origem de todas as coisas, criador do Universo. Víxnu é a divindade solar que preside as coisas criadas, conservando-as e fazendo-as prosperar. Xiva é oposto a Víxnu, e é chamado o "destruidor". Entre muitos outros deuses podemos mencionar Rama e Krishna (que nasceu em 3.000 a.C na India) descendente de Vixnu.
O hindu acredita na reencarnação das almas, depois da morte, segundo os méritos. Acredita também na possibilidade de libertação do homem do ciclo da reencarnação. A ética hinduísta consiste em quatro noções:
É preciso aspirar à virtude, mesmo em detrimento de certos bens materiais
A virtude é a prática da não-violência
Tem que sofrer pelos outros
E os vícios conduzem ao destino demoníaco que é a vida transmigrante.
A oração deve fazer-se, pelo menos duas vezes por dia, ao nascer e pôr-do-sol.
Recitam-se textos dos Vedas e oferecem-se flores e fogo à divindade a que se presta homenagem.
Existem os brâmanes, que são sacerdotes que consagram a sua vida aos deuses.
Muitos ritos e festas domésticas acompanham a vida, desde a sua concepção até à morte
O sistema de castas foi abolido por governos de países Hindus desde 1949, entretanto ainda é praticado ilegalmente. Este sistema é um sistema de classes sociais em que as pessoas não podem mudar de classe, mesmo enrequecidos. As castas são:
Os Brâmanes representam os sacerdotes, filósofos e professores;
Os  Xátrias são os militares e os governantes;
As Vaixás são os comerciantes e os agricultores;
Os  Sudras são os artesãos, os operários e os camponeses.
Os intocáveis são as pessoas e seus descendentes que não respeitaram as antigas regras de suas castas e foram colocados nesta casta, onde seus membros são considerados impuros e fazem os trabalhos considerados mais desprezíveis.
                                                    Direitos Humanos
Em 1948 foi aprovada a declaração universal dos direitos humanos que garante direitos civis, culturais, econômicos e sociais ao ser humano.
No ano 2000 foi firmado entre 191 países os objetivos do biênio que tem 8 objetivos principais:
1- Reduzir a pobreza extrema e fome, que visa diminuir a metade da quantidade de pessoas extremamente pobres e reduzi a metade da porcentagem de pessoas que passam fome.
2- Assegurar o ensino fundamental para todas as crianças que visa permitir que todas as crianças concluam o ensino fundamental.
3- Promover a igualdade de direitos entre os sexos e a autonomia das mulheres que visa eliminar as desvantagens das meninas no acesso e na conclusão no ensino fundamental, promover a igualdade no emprego e promover uma representação equitativa de mulheres nos Parlamentos Nacionais.
4- Reduzir a mortalidade infantil visando reduzir em terços a mortalidade entre crianças menores de cinco anos e estender a todas as crianças a vacinação contra o sarampo.
5- Melhorar a saúde materna que visa reduzir em três quartos a mortalidade materna.
6- Combater as principais doenças epidêmicas que visa fazer retroceder as epidemias de: Aids, malária e tuberculose.
7- Assegurar um meio ambiente sustentável visando frear o desmatamento, reduzir á metade a quantidade de pessoas sem acesso a água potável e saneamento básico e melhorar as condições de vida nas áreas periféricas.
8- Estabelecer um mecanismo mundial de auxilio ao desenvolvimento.
Obs:
Na África Subsaariana ocorre uma grande epidemia de Aids, com muitas pessoas infectadas, pois o governo não tem nenhum projeto para ajudar as pessoas infectadas e a informar a população.
Crimes Internacionais, são fenômenos que se acentuaram após o fim da Guerra Fria e buscam realizar um comercio ilícito, com mercadorias dos mais diversos tipos (pessoas, animais, drogas, etc.) ilegais, tentando burlar o governo do país em que o trafico ocorre. São muitos tipos de crimes internacionais os principais são:
O Narcotráfico que é o comercio de drogas ilícitas com mais de 200 milhões de compradores potenciais, geralmente, os fornecedores de drogas ilícitas são países subdesenvolvidos, onde sua população por ser pobre trabalha de forma ilícita no cultivo das ervas das drogas para pagar seus salários. Em 1997, foi criado o escritório das nações unidas sobre drogas e crimes (UNOD) que busca enfrentar esse tipo de crime.
O trafico de armas é o tipo de trafico onde se comercializa armas, geralmente, com traficantes, para armar guerrilhas ou dar base ao narcotráfico, ocorre na maioria das vezes, em países subdesenvolvidos.
A corrupção é o abuso de poder por parte de pessoas que trabalham no governo, para seu próprio beneficio de forma ilícita, renunciando á ética e a moralidade, ocorrendo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
A lavagem de dinheiro é uma operação financeira, onde, geralmente, pessoas que obtiveram dinheiro de forma ilícita, tentam esconder a fonte desse dinheiro e aumentar seu saldo nos paraísos fiscais que são lugares onde há vantagens fiscais e sigilo bancário.
O trafico de pessoas é uma forma de trafico, onde as pessoas são enganadas ou forçadas á serem exploradas.

                                               O Continente Europeu: Clima
A Europa está localizada nas latitudes medias que é uma zona temperada, situada no norte, onde as 4 estações são bem definidas, havendo uma variação de temperatura elevada (entre as 4 estações) e há também elevadas amplitudes térmicas (variação de temperatura entre dia e noite). Isso tudo se deve a localização geográfica do continente Europeu, que se encontra também, próximo á linha do equador, havendo ventos alísios, numa mistura de temperatura quentes e frias (ventos que sobram dos trópicos, para a linha do equador), nas regiões mais próximas da linha do oceano chove mais, e nas mais distantes, chove menos.  Em contrapartida, a zona tropical, que não faz parte da Europa, tem baixas variações de temperatura.
Na zona temperada da Europa, há três tipos de clima:
O clima do norte, sendo um clima frio e polar, que apresenta um inverno rigoroso, com elevadas amplitudes térmicas e é responsável pela queda de temperatura da região central com temperaturas amenas. Já que ao longo do percurso do norte para o centro, as correntes marítimas quentes, diminuem o rigor do frio, assim o clima de alta montanha do sul, não interfere no centro.
Clima central, que se divide em dois climas:
O temperado oceânico (também conhecido como clima marítimo), é encontrado em planícies litorâneas do centro da Europa, chove-se bastante o ano inteiro, o inverno não é muito rigoroso e há pequena amplitude térmica.
O temperado continental é o contrario do oceânico, ou seja, chove-se pouco ao longo do ano, o inverno é rigoroso, há grande amplitude térmica e é encontrado nas planícies continentais da Europa.
Clima Mediterrâneo (Sul – frio de alta montanha), as corrente frias predominam ao longo do ano no mar mediterrâneo, mais não influenciam no clima Europeu, devido à presença de elevadas altitudes (montanhas sendo assim barreiras holográficas – impedem que as correntes se dispersem), tornando o clima mediterrâneo restrito somente a região sul da Europa. O inverno é ameno e chuvoso e o verão é bem quente e seco, o frio quebra a umidade relativa do ar, assim o verão do clima mediterrâneo é parecido com a região centro oeste da Europa.
                                           O Continente Europeu: Meio Natural
O relevo Europeu é constituído de:
Terras de altitude médias ao norte (planaltos): montes escandinavos.
Terras baixas ao centro: planície germano-polonesa e planície Russa.
Terras altas ao sul e sudoeste, com destaque para três cordilheiras: Cáucaso (Rússia), os Alpes (Fronteira Franco-Italiana) e os Pirineus (Fronteira Franco-Espanhola).
A Europa tem um litoral muito recortado com grande quantidade de mares, ilhas, arquipélagos e penínsulas.
Assim concluímos que o relevo Europeu é predominantemente baixo e plano, as extensas planícies favorecem a navegação, com o transporte hidroviário sendo muito importante para o continente. Os trechos montanhosos são bastante importantes para a geração de energia hidroelétrica. Tendo o Sul com uma energia limpa e o Norte, com uma energia poluente, pois no Norte, não há um favorecimento geográfico para a utilização de energia limpa. Enfim, o relevo Europeu é antigo (relevo que sofre grande desgaste e isso pode ser observado pela grande quantidade de planícies, que antes eram montanhas).
A bacia hidrográfica Europeia é composta por rios mais curtos em diâmetro, mas, são muito profundos, assim suportam uma grande quantidade de transportes de carga pesada. São 3 principais rios da Europa, com importância econômica e histórica:
O Rio Danúbio nasce na floresta negra e deságua no mar negro, sendo assim ele é o único rio Europeu que liga a parte Ocidental da Europa com á Oriental, ele atravessa a maior quantidade de países europeus.
O Rio Volga, nasce no planalto de Valdai e deságua no mar Cáspio. Ele na maior parte do tempo permanece congelado.
O rio Reno nasce nos Alpes Suíços e deságua no mar do norte. Ele separa a frança da Alemanha. Em seu curso foram construídos industrias hidrelétricas. No seu encontro com o rio Ruhr, localiza-se o maior complexo industrial da Europa. Ele tem muito material metálico na sua bacia, o que permitiu a Alemanha se tornar uma grande potência.
                                        O Continente Europeu: Vegetação
No clima do Norte, há a presença de Tundras, nas altas latitudes, onde não existem arvores. Esse tipo de vegetação aparece num curto período no verão, em forma de musgos e gramíneas, tendo assim, um ciclo vegetativo curto devido as temperaturas baixas no inverno. O próprio solo desenvolveu uma camada, chamada de permafrost, para proteger a Tundra do frio. No norte, há também a presença da floresta boreal de coníferas, que apresentam folhas duras, aciculifoliadas (folhas com formato de agulhas com cutículas grossas e resistentes ao frio, assim as coníferas, permanecem verdes), são arvores com troncos retos, oferecem matéria prima para a industria de celulose, tem suas copas em forma de cone e é chamada popularmente de árvore de natal.
No clima temperado oceânico, há a presença da floresta temperada, onde chove-se bastante e há influencia da maritimidade, as folhas são caducifólias, ou seja, perdem suas folhas em determinado período do ano.
No clima temperado continental há a presença das pradarias (com o predomínio de gramíneas campestres, sendo áreas de pastagem, permanecendo rasteiras). As regiões temperadas são as que mais tiveram ações antrópicas da Europa (interferência humana).
No clima mediterrâneo, há a presença de arbustos chamados de Chaparral, que apresenta folhas grossas sempre verdes, que podem ser encontrados nas altas altitudes e baixa latitude, perto do mar mediterrâneo.
                                  O Continente Europeu: Aspectos Populacionais
Alguns países europeus sofreram transformações no seu crescimento demográfico (da segunda fase para a terceira) antes de 1940, mas, dizemos que a Europa como um total teve seu ponto de transformação demográfica (da segunda fase para a terceira) em 1940. E daí por diante apresenta:
População jovem em declínio.
População idosa em elevação, devido a boa qualidade de vida.
Falta de mão de obra e pesados encargos (gastos para o governo, devido a grande quantidade de idosos).
Incentivos a natalidade, principalmente em países que alcançaram a 4 fase (uma fase não oficial, de crescimento demográfico) – França, Alemanha, Hungria e Polônia.
Constantes migrações internas (em grande parte, da população dos antigos países socialistas) e imigrações (em grande parte da África, Ásia e América Latina), que contribuem para o desenvolvimento econômico da Europa.
As famílias europeias vêm apresentando as seguintes mudanças:
Diminuição do tamanho médio de famílias de 4,5 integrantes em 1980 para 3,3 integrantes.
Aumento do número de lares chefiados por mulheres de 18% em 1980 para 27%.
Aumento dos domicílios (casas) chefiados por idosos. 62% das pessoas com mais de 60 anos de idade dão responsáveis pela casa onde moram.
Aumento do número de separações conjugais sejam uniões civis ou consensuais (casamentos não oficializados em papel).
Aumento da proporção de uniões consensuais. 28% dos casais, não oficializaram a união civil nem religiosa.

                                                  A União Europeia (UE)
A União Europeia foi criada para promover uma maior solidariedade social e cooperação econômica dos países europeus, buscava paz e segurança entre os países europeus (a rivalidade entre França e Alemanha foi solucionada), visava maior probabilidade de crescimento econômico, visando também à criação de um grande mercado que provocaria um aumento da produção de empregos, seria também mais fácil a realização do plano Marshall, pois seria mais fácil fornecer financiamento para um bloco, do que ter que financiar cada país isoladamente, primeiramente, haveria um fortalecimento da Doutrina Truman. Tinha como principais objetivos: antigamente – restaurar os países europeus que foram praticamente destruídos pela II guerra mundial e atualmente – se transformar na maior economia mundial.
História:
Muito antes da criação da EU, houve a criação do Benelux, que foi no princípio uma zona de livre comercio entre Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
Depois da II Guerra Mundial os USA, ajudariam na reconstrução da Europa pelo plano Marshall e assim seria mais fácil fornecer financiamento para um bloco, do que ter que financiar cada país isoladamente, portanto um grupo associado aos USA e ao Canadá de 16 países europeus foi formado, chamado de OECE (Organização Europeia de Cooperação Econômica). Este grupo lançou assim, o primeiro indicio favorável á uma organização europeia.
Em 1951, pelo tratado de Paris a CECA (Comunidade Econômica do Carvão e do Aço) foi fundado pela Alemanha, França e Itália, tendo como objetivo, a integração das industrias do carvão e do aço, para os países europeus ocidentais, havendo transferência de direitos de soberania do estado de um país, para essa comunidade Europeia.
Em 1957, foi assinado o tratado de Roma, onde se criou a Euratom (Comunidade Europeia da Energia Atômica), com o principal objetivo de que a Europa alcança-se a independência energética através do uso da energia nuclear e proibiu que a energia nuclear dos países Europeus fosse usada para fins militares. Além da criação da CEE (Comunidade Econômica Europeia), que foi fundada pela França, Bélgica, Holanda, Alemanha ocidental, Luxemburgo e Itália, sendo principalmente, uma união aduaneira que adotou políticas comuns.
Em 1973, ocorreu o primeiro alargamento de países europeus á essa comunidade, onde a Irlanda, Reino Unido e Dinamarca aderiram á CEE. Formando a Europa dos 9.
Na década de 70 ocorreram duas crises mundiais do petróleo, atingindo até a Europa, assim em 1986, foi assinado o ato único Europeu, que tinha como objetivo proteger economicamente a CEE, contra as crises mundiais. Esse ato único pregava, a abolição de todas as barreiras físicas, técnicas e fiscais entre os países Europeus, visava também, a criação do conselho Europeu, dava reforço dos poderes do parlamento Europeu e buscava proteger o meio ambiente.
Em 1981 houve o segundo alargamento, com a entrada da Grécia na CEE.
Em 1986 houve o terceiro alargamento, com a entrada de Portugal e Espanha na CEE. Formando a Europa dos 12. Assim com 12 membros, a CEE se tornou um mercado comum.
A Grécia, Espanha e Portugal, eram foram considerados países de 2 escalão, pois não ofereciam competitividade aos outros países Europeus da CEE, pois suas econômicas eram fracas, devido que tiveram ditaduras em seus governos.
Em 1992 foi assinado o tratado de Maastricht, também chamado de tratado da União Europeia, que transformava a CEE em uma união econômica e monetária chamada de União Europeia (UE), assim, esse tratado possibilitou a união política europeia (parlamento de deputados europeus), união econômica e monetária e adoção da moeda única, para a maioria dos países da UE, o euro. Todo país que fosse membro da UE, teria que se subordinar ao parlamento europeu e teria dois bancos principais, o banco nacional do país e um edifício representante do banco central europeu, a qual, o país também é subordinado. A UE tem quatro liberdades entre seus membros: a política, social, militar, que formam a união política e a moeda que forma a união monetária e econômica.
Em 1995, houve o quarto alargamento, onde a Finlândia, Áustria e Suécia aderiram á EU, formando a Europa dos 15.
Vantagens do Euro
Promove a livre circulação de pessoas e objetos, diminui os custos dos objetos nos países da zona do Euro, facilita o comércio, contribuindo para o desenvolvimento, torna a economia de cada país mais estável, há uma maior transparência de preços, não é preciso realizar o câmbio, há maior concorrência entre as empresas e países, torna a Europa mais competitiva no comércio internacional e viagens á outros países da zona do euro se tornam mais fáceis.
Desvantagens do Euro
Perda da autonomia nacional para o banco central europeu, déficil adaptação á nova moeda.
OBS: A Inglaterra não aderiu ao euro, pois se a libra perderia autonomia, a monarquia também perderia autonomia, pois a libra é o símbolo da monarquia.
Foram 3 fase do Euro:
1 fase: de 1990 á 1994, lançamento da UE, adoção de reformas para promover a livre circulação.
2 fase: de 1994 á 1998, criação da IME (instituto monetário europeu), composto pelos presidentes dos bancos centrais de cada país e preparação para a criação do banco central europeu
3 fase: de 1999 (lançamento do euro e começo da conversão dele para as outras moedas) até 2002 (o Euro entra completamente em circulação).
Zona do Euro
A Inglaterra, Suécia e Dinamarca, não adotam o Euro como moeda, entretanto, esses 3 países tem o menor índice de desemprego e tem maior crescimento econômico da UE.
Há ainda países que fazem parte da UE, e ainda vão adotar o euro;
A França e a Holanda não assinaram a constituição europeia.
Desde 2009 a Eslováquia está em transição para adotar o Euro completamente como moeda.
A Dinamarca atualmente está fazendo uma votação pública para decidir se vai adotar ou não, o euro.
União Política:
Criação de uma política externa e de segurança comum (PESC), que determinou que deveria haver um órgão militar para apoiar a UE, e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi escolhida para tal fim, sendo uma política de aproximação com a USA. Houve também um reforço de cooperação nos domínios da Justiça e assuntos internos, por este reforço, se um cidadão de um país europeu cometer um crime em outro (ambos países pertencentes a UE), a pena total será a soma da pena de cada país, por exemplo um Francês comete um crime na Alemanha, a Alemanha dá 5 anos de cadeia, e a França dá 4, a pena será de 9 anos (junção das duas sentenças). Houve também o reforço da legitimidade democrática (um país comunista, ou de qualquer outro segmento político que não seja a democracia, não pode entrar na UE). A união política prevê também a instauração de uma cidadania europeia, todo cidadão pertencente á um país da UE, tem direito á duas nacionalidades, a nacional de seu país e a europeia, que o permite ter livre circulação na UE.
Em 2004 ocorreu o quinto alargamento, onde a Estônia, Eslováquia, República Tcheca, a Polônia, Chipre, Letônia, Malta, Hungria, Lituânia e a Eslovênia, aderiram à UE, formando a Europa dos 25.
Este alargamento foi o maior desfio enfrentado pela UE desde a sua criação devido a maior quantidade de países num mesmo alargamento, que não tem um regime democrático consolidado (não há mais de 100 anos de democracia), sendo os países ex-socialistas que são subdesenvolvidos e não industrializados.
Em 2007 ocorreu o sexto alargamento, onde a Romênia e Bulgária aderiram à UE, formando a Europa dos 27. E neste mesmo ano se deu o início das sucessivas crises que ocorre até hoje, mas, isso não implica dizer que a entrada desses países foi um fator para que ocorresse a crise.
O próximo alargamento ocorrerá em 2013, onde a Croácia vai aderir à UE, pois os outros candidatos, a Macedônia e a Turquia não podem entrar devido: os territórios da Macedônia ainda são dominados por outros países e na Turquia, há disputas territórios em seu território entre grupos nacionais, além de que a Turquia não respeita os direitos humanos.
Os alagamentos da UE têm vantagens como: aumento do mercado consumidor europeu, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do país que entrou na UE, com o aumento de seu desenvolvimento, há o combate ao trafico de drogas, pois o trafico ocorrido nos países pobres que aderiram à UE, começam a ser combatidos pela própria UE e há também o reforço das novas democracias, entretanto, há desvantagens como o aumento das disparidades econômicas e sociais entre os países ricos e pobres da UE, principalmente, entre os países mais novos (que até agora foram pobres), com os mais velhos.
Cidadania Europeia
A cidadania Europeia é a interligação entre a UE e os seus cidadãos, conferindo-os direitos e deveres. Os direitos dos cidadãos europeus são a livre circulação (liberdade de entrada, circulação e residência em qualquer país da UE, sem necessidade de visto, entretanto, para trabalhar em outro país europeu, que não seja o seu natal, um cidadão europeu não pode residir nesse país e há liberdade de votar e ser eleito nas eleições municipais), a capacidade eleitoral (qualquer decisão mais seria é votada pela população), direito à proteção diplomática (qualquer cidadão da UE, que queira ir à embaixada de seu país em um país não europeu, e não a encontre, pode ir à embaixada de outro país europeu, que seria a mesma coisa), direito à transparência (todo cidadão da UE pode pedir informações sobre determinado político) e direito à proteção de dados (todo cidadão da UE, pode pedir que seu nome ou endereço fosse seja do marketing).
Espaço Schengen
Em 1985 em Schengen, no sudeste de Luxemburgo Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo e Países Baixos assinaram o Tratado de Schengen. Os países da UE podem escolher se participam ou não da Zona do Euro, entretanto, para participar do espaço Schengen, um país não precisa pertencer à UE. Nesse espaço ocorre a abolição do controle de imigração e políticas comuns nas fronteiras externas, facilitando a livre circulação, um exemplo de país que esta nele e não está na UE é a Suíça.
Símbolos:
O circulo de estrelas douradas na bandeira da UE, representa a solidariedade e harmonia entre os povos da Europa, e o número de estrelas sendo 12, representam a perfeição.
Economia Europeia
A União Europeia continua sendo um poderoso bloco econômico, mesmo com as crises. A sua renda per capita (soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) continua elevada, mas está havendo um distanciamento entre países e populações da UE, a classe media está se extinguindo e virando pobre. O PIB (produto interno bruto, que é a diferença entre a quantidade de  produtos exportados com a quantidade de produtos importados), na UE é de 20,4% do PIB mundial, os níveis de industrialização na UE, são elevados. Há desigualdades socioeconômicas espaciais entre os países centrais (ricos) e os países periféricos (pobres). O centro dinâmico da economia europeia é representado por Alemanha, França, Reino Unido e Itália, já que esses países têm um alto grau de industrialização. Sendo que, a Inglaterra é a maior importadora de alimentos e a França e a maior produtora de alimentos, assim é possível perceber que há também uma grande disparidade alimentícia na UE. A Europa vive uma crise conjuntural (passageira), que é diferente da crise estrutural (permanente) vivida pela maioria dos países pobres.
“A outra Europa” é composta por alguns dos países europeus que não aderiram á UE, Noruega, Geórgia, Turquia, Islândia, Suíça e etc.
A Noruega tem o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, sendo cerca de 0,938. Sua economia é baseada na extração de petróleo e gás natural, pesca, produção de eletricidade e marinha mercantil (transporte de materiais pesados), a Noruega não aderiu à UE, devido a pressão exercida pelos seus agricultores e empresas de pesca, que teme a concorrência de outros países, além de que a Noruega depende amplamente da importação de produtos agrícolas, devido as suas condições naturais restritivas (não há planícies, sendo predominantemente montanhosa).
Na Islândia há um elevado nível de vida, sua principal atividade econômica é a pesca, ela apresenta vulcões em atividade e Gêiseres, sendo boas fontes de água quente, tem erupções periódicas, no qual o calor é aproveitado para aquecimento de estufas, onde são cultivadas plantas, e aquecimento domestico.
Na Suíça há mão de obra qualificada, dinamismo industrial (química, farmacêutica, maquinas e ferramentas), engenharia de precisão (relógios, cronômetros e bússola) e é uma potência bancaria (paraíso fiscal).