História


                                                             História
O Neocolonialismo gerou mais tarde a primeira guerra mundial, esta guerra era para ter ocorrido antes, mais as nações não estavam preparadas. 
Causas principais do Neocolonialismo:
Busca de mercado consumidor:
Monopolização de Mercado:
Excedente de capital:
Busca por matéria prima:
Explosão demográfica:
Foram três fases da revolução industrial:
A primeira fase da revolução industrial (A Era do Carvão e do Ferro) teve inicio do final do século 18 até a primeira metade do século 18 até a primeira metade  do século 19, três países se industrializaram: Inglaterra ( único país a se industrializar no século 18), França e Bélgica- nessa ordem.
A segunda fase da revolução industrial (A Era do Aço, do Petróleo e da Eletricidade) teve inicio da segunda metade do século 19 até o século 20. Onde 5 países se industrializaram: Alemanha e Itália (que se industrializaram devido ao processo de unificação de seus territórios, antes havia muitos países nos seus territórios), Rússia (se industrializou graça a investimentos externos, ou seja, a Inglaterra e França instalaram multinacionais, no território Russo), Japão ( se industrializa devido a revolução Meiji)e os Estados Unidos da América ( se industrializou após a guerra de sesseção, já que o norte industrializado, ganhou a guerra e levou o processo de industrialização a todo os Estados Unidos).
Agora que eram 8 países se tornaram industrializados , começou haver concorrência entre eles (principalmente Inglaterra, França e Bélgica) e começaram a dominar o mercado europeu (Monopolizar) e havia mais concorrência, já que não eram mais 3 países e sim 8 países industrializados, e para conseguir ter um lucro bom e igual tinha-se de buscar novos mercados para consumirem seus produtos (evitando assim uma guerra Mundial).
As empresas não conseguiam mais se desenvolver, pois chegaram ao limite de seu desenvolvimento para  continente europeu, e assim precisavam de mais território para mandar suas filiais, portanto no período da partilha afro-asiático muitas empresas se tornaram multinacionais e outras já multinacionais, ampliaram seu número de filiais aplicando seu excedente de capital na África e Ásia). 
Era necessário achar reservas de ferro e manganês, pois começou a faltar essas matérias primas na Europa, essências para a revolução industrial, por isso era necessário encontrar esses materiais e outros na África e Ásia.  
Com a revolução sanitária, a higiene melhorou, as ruas ficaram mais limpas, criaram-se “banheiros”, melhores qualidades de vida, etc.. Assim a população, que antes morria aos montes, começaram a ter uma maior estatística de vida, assim começou a faltar empregos e para os miseráveis não se revoltarem com o Estado, eles foram encaminhados para as novas colônias, tendo assim menos miseráveis na rua. 
Na terceira fase da revolução industrial (Era da Robótica e da Cibernética), que vai da metade do século 20 até atualmente.
Para explicar a partilha da afro-asiática pelos europeus, se criou uma teoria:
                                              Teoria Pseudo Científica 
O Darwinismo Social, Criado por Helpert Spencer: dizia que “há uma seleção natural, que as civilizações menos desenvolvidas, devem dar lugar para as civilizações mais desenvolvidas”.
Essa teoria foi defendida pelo poeta inglês, Rudyard kipling, que disse: “o homem branco deveria levar a civilização aos povos menos desenvolvidos, um dever dado por deus para os europeus”.
Se gerou 4 tipos de Colônia pelo Neocolonialismo:
Colônias de enraizamento (o tipo mais violento de colônia), que se caracterizam pela ex-apropriação de terra (tomando a terra dos nativos).
Colônias de enquadramento, que se caracterizam pela não ex-apropriação de terra ( a população local devem se submeter ao conquistador).
Colônias de protetorado, que se caracterizam pela existência de um governo títere (um governo fraco, onde existe um governo local que se submete ao governo central).
Áreas de influencia, é quando a colônia é repartida entre várias metrópole (China)- Break-up Chinês. 
                                                      Conferência de Berlim 
Leis foram criadas para fornecer mercados consumidores para os países de forma igual.
A colônia pertence a quem a ocupou primeiro.
Reconhecimento do Estado Independente do Congo, pois o Congo já pertencia a Leopoldo 1 da Bélgica, sendo ele rei do Congo e da Bélgica.
Liberdade de navegação nas bacias dos rios Níger e Congo.
Proibição de trafego negreiro. 
                                                    Choques Imperialistas
1-Anglo- Francês, Inglaterra e a França disputaram  o Canal de Suez, fundamental para chegar ao Oriente Médio, o primeiro pais a chegar no Egito foi a França, entretanto a Inglaterra invadiu o Egito mesmo assim.
Assim foi feito o acordo Entente Cordiale (1904), para evitar a guerra, nesse acordo, a frança deixaria o Egito, se A Inglaterra ajuda-se a França a ocupar o Marrocos, a Inglaterra concordou,
2- Franca- Italiana, disputa pela Tunísia, a Tunísia pertencia á Itália, mais a França a invadiu, pois a frança queria dominar toda a África do norte. A Itália abandonou a Tunísia, para evitar a guerra, então a Itália, fez uma aliança militar, com o maior inimigo da França, a Alemanha. 
3- Franco- Germânico, Questão Marroquina, em 1880, ocorre a convenção de Madri, onde ficou decidido que o Marrocos seria da Alemanha. Em 1906, a França Invadiu o Marrocos, e a Alemanha não se retirou do Marrocos, e sim, ameaçou declarar guerra á França, rapidamente, a Inglaterra, Rússia, Espanha e Itália, se reuniram, na conferencia de Algeciras, e decidiu-se que o Marrocos ficaria com a frança, na verdade a Inglaterra convenceu os outros países a aceitarem sua decisão, a Itália só aceitou pois não estava preparada ainda, para a guerra.
Em 1908, ocorre o assassinato em Casablanca Marrocos, do cônsul alemão, é claro que se pensou que o assassinato foi mandado pelo governo Frances. Assim a Alemanha ameaça declarar guerra á França.
A Inglaterra, Rússia, Espanha e Itália, s reunião, e criam o acordo de Haia, que dizia, que o Marrocos seria uma área de influencia, uma parte pertenceria á França e outra parte á Alemanha. 
Em 1911, a Alemanha ocupou o porto de Agadir, que estava na parte da França, assim a França ameaça declarar guerra á Alemanha.
A Inglaterra se coloca como mediadora e ela convoca a convenção de Fez, e propõem o acordo de Fez. 
Por este acordo, o Marrocos pertenceria á França, entretanto o Gabão, o Congo Frances, que ficaria com a Alemanha. 
                                            1 Guerra Mundial
Causas:
Questões Imperialistas (disputas por mercados consumidores e terras).
Questão Anglo-Germânica:
Até o ano de 1870, a Inglaterra era a maior potencia do mundo, nessa data começa a surgir a Alemanha.  Então ela começa sua revolução industrial, em pleno vapor, conquistando, aos poucos, muitos mercados consumidores da Inglaterra.
Se a Inglaterra destruísse a Alemanha, a Inglaterra permaneceria como maior potencia do mundo, entretanto se não o fizesse, perderia seu posto para a Alemanha.
Questão Franco- Germânica:
Disputa pela Alsácia-Lorena, região riquíssima em ferro, pertencente á França, mais em 1980, ocorreu a ultima guerra  (Franco- Prussiana) que unificou a Alemanha. A Prússia é vitoriosa e toma da frança a região. O ferro da região foi fundamental para á revolução industrial da Alemanha. 
Questão Marroquina.
Questão Franco-Italiana
Questão Russo-Germânica:
Disputa pelos Estreitos de Bôsforo e Dardanelos, entre Rússia e Alemanha.
A Alemanha queria criar uma estrada de ferro, Berlim-Bagdá, dando acesso ao oriente médio.
Questões Ideológicas:
Pan Germanismo: criada pela Alemanha, essa ideologia, dizia que todos os países de raça Germânica, deveriam se unir.
Revanchismo Francês, essa ideologia, criada pela França, dizia que, deveria haver uma guerra, aonde a França teria uma revanche com a Alemanha, e tomaria de volta a Alsácia-Lorena, mostrando ao mundo que a França derrotou a Alemanha, no período da primeira guerra, se dizia que os Alemães eram monstros e se tinha um profundo ódio aos Alemães, por parte dos Franceses. 
Pan-Eslavismo, criada pela Rússia (pois ela é o maior país Eslavo balcânico até hoje), essa ideologia dizia que todos os países Eslavos Balcânicos, deveriam se unir num só país, chamado de “a grande Servia”. Entretanto nos Bálcãs, haviam apenas dois países independentes, a Grécia e a Sérvia. E os demais, pertenciam á impérios. Todos os países do leste balcânico pertenciam ao império Turco Otomano, e todos os países do leste balcânico, pertenciam ao império Austríaco Húngaro, os russos queriam isso, pois iam controlar os estreitos de Bôsforo e Dardanelos. Contudo, antes desses países virarem “a grande Sérvia”, eles deveriam se tornar independentes, mais é claro que os impérios não aceitariam perder seus países.
Sistema de alianças: 
Haviam duas alianças:
A Tríplice Aliança (1882): Alemanha, Itália e o Império Ástreo Húngaro.
E a Tríplice Entente (1907): Inglaterra, França e Rússia.
                                            Inicio da guerra:
Duplo assassinato de Sarajevo:
Em 1914, o arquiduque austríaco, Francisco (herdeiro do trono austríaco) e a duquesa Sofia, vão visitar a cidade de Sarajevo, capital da Bósnia Herzegovina, que fazia parte do império Austríaco. No caminho, um estudante chamado Gavrilo Princip, em meio a muitas pessoas, se jogou na frente do carro, do duque, e matou Francisco e Sofia, foi preso e submetido á tortura, até a morte, antes de morrer, ele confessou que tinha ordens de matar o duque da Mão Negra, uma seita secreta da Sérvia.
Em 23 de julho de 1914, a Áustria, enviou um ultimato á Servia, exigindo que a Sérvia, fechasse todas as organizações nacionalistas (sociedades secretas), em território, Sérvio, entretanto a Sérvia se negou.
Assim no dia 28 de julho de 1914, a Áustria declara guerra á Sérvia, com isso, começa-se a primeira guerra mundial. 
No dia 1 de agosto de 1914, a Alemanha declara guerra á Rússia (aliada da Sérvia).
No dia 3 de agosto de 1914, a Alemanha declara guerra á França.
No dia 3 para o 4, numa madrugada, de agosto de 1914, a Alemanha invade a Bélgica, ( Plano Schlieffen), pois o exercito Frances, tinha movimento suas tropas para a fronteira da França com a Alemanha, assim a França, não esperava, um ataque pela Bélgica.
Com essa ocupação, a Inglaterra, se sentindo ameaçada, declara guerra á Alemanha, no dia 4 de agosto de 1914.
                                                 Etapas do Conflito
Guerra de Movimento (1914-1915), não houve batalhas, apenas se movimentou os exércitos.
Guerra de Trincheiras (1915-1917)
1915-Batalha do Marne (fim da 1 etapa da guerra).
A Alemanha ataca a França.
Ocorreu, uma mudança no sistema de alianças:
Tríplice Entente: Inglaterra, Rússia, França, Itália, Japão, Grécia e Romênia. 
Tríplice Aliança: Bulgária, Turquia, Alemanha e Áustria.
A Itália traiu a Alemanha, pois para a Itália, tanto fazia lutar ao lado da Tríplice Entente ou ao lado da Tríplice Aliança, pois se lutasse ao lado da Tríplice Aliança, re-conquistaria a Tunísia, entretanto se a Itália fica-se do lado da Tríplice Entente, ela tomaria da Áustria, a soberania dos estados Irredentos, no norte da Itália, assim a Itália, achou melhor escolher a tríplice Entente como aliada.
Batalha de Somme (1916), a batalha mais sangrenta: 
Morte de 600 mil soldados dos países aliados (Tríplice Entente)
Morte de 500 mil soldados dos países centrais (Tríplice Aliança)
A guerra de Trincheiras foi marcada por um equilíbrio de forças, não se tinha certeza de quem podia ganhar.
1917 (“Um ano crítico”):
A Rússia sai da guerra, pois ocorre uma revolução socialista, e a monarquia manda o seu exercito voltar, para enfrentar os rebeldes, ocorre o tratado de paz de Brest-Litovski, entre ela e a Alemanha. 
Batalha de Caporetto: ocorre a derrota da Itália nessa batalha, entre ela e a Alemanha, assim a Itália saiu da guerra, pois ficou destruída. 
Assim, se a guerra continua-se do jeito que estava a Alemanha ganharia e se tornaria a maior economia do mundo, entretanto entra na guerra os Estados Unidos (do lado da Tríplice Entente) querendo ser a maior economia mundial.
Todos os países europeus que participaram da guerra estavam desgastados, entretanto os  Estados Unidos, como não participaram da guerra, estava forte.
Assim a guerra tomou outro rumo.
3 etapa: Vitoria dos aliados (1917 á 1918)
O Kaiser Guilherme 2 da Alemanha, abandonou a Alemanha e foi para a Holanda, pois sabia que a guerra estava perdida e era orgulhoso demais para se render.
Assim se proclama a república de Weimar, na Alemanha.
                                               Fim da Guerra:
Então a republica de Weimar, assina com os aliados um armistício, O Armistício de Compiègne, reconhecendo a derrota da Alemanha.
Todos os países aliados á Alemanha deveriam ser punidos, pois eles deram início á guerra, e assim eles assinaram os chamados, tratados de paz.
                                            Tratados de Paz
Os quatorzes pontos de Wilson, foi uma proposta de paz, formulada, durante a guerra, pelo presidente dos Estados Unidos, da época, que pregava a paz sem vencedores, não havendo vencedores, não haveria perdedores, assim não haveria punições á Alemanha e seus aliados. Os Estados Unidos formularam esse tratado, para que ele possa fazer da Alemanha e seus aliados, seus mercados consumidores. Entretanto esse tratado nunca foi concretizado, pois a Inglaterra e França, não concordaram. 
O Tratado de Versalhes (1919- depois do termino da guerra), formulado pela França e Inglaterra, com o objetivo de punir a Alemanha, esse tratado dizia: 
A Alemanha ficaria proibida de militarizar a margem esquerda do rio Reno (território chamado de Renânia), pois na margem direita ficava a divisa entre a Alemanha, Bélgica, França, e outros países.
A artilharia pesada alemã: marinha e aviação de guerra, seriam suspensas e também, não haveria exercito de guerra Alemão.
O exercito Alemão, ficava restrito á 100 mil soldados.
Devolução da Alsácia-Lorena á França.
Proibição da Anschluss (união entre Alemanha e Áustria).
Criação da liga das nações (Controlada pela França e Inglaterra), tendo a função de garantir a paz mundial.
Formação do corredor Polonês, com esse corredor a Polônia teria acesso ao porto de Dantzig, para a Polônia ter acesso a esse porto, ela anexou ao seu território, grandes pedaços da Alemanha, com a tomada desse porto, ocorre uma grande crise econômica Alemã, pois esse porto era o principal porto Alemão, e por ele a Alemanha exportava grande parte de seus produtos.
O tratado de Saint- Germain (1919), que buscava punir o Império Austro-Húngaro, que teve seu fim, e os Estados Irridentes (Províncias Irridentes – Tirol, Trento e da Ístria) que pertenciam á Áustria se tornaram da Itália. 
O tratado de Neuilly (1919), que anexar a Macedônia (pertencente antes á Bulgária) á Iugoslávia.
O Tratado de Trianon (1920), fez com que a Hungria perdesse a Croácia, que foi anexada á Iugoslávia.
O Tratado de Sèvres (1920), que buscava punir o império Turco-Otomano, que teve seu fim, além de que a Armênia, se tornaria um país independente.  
         Período entre guerras (Entre a 1 Guerra Mundial e a 2 Guerra Mundial)
                                       
                                                    Crise de 1929
Em 1918, com o fim da primeira guerra mundial, a Europa se encontrava destruída e sem forças para recomeçar sem capital externo. Nessas condições, os EUA se tornam a maior potência econômica mundial, com cerca de 45% da produção industrial do planeta,sua população tinha excelentes condições de vida e formava um poderoso mercado consumidor, mais esse otimismo não durou muito.
Em 1924, a Europa começava a se reconstruir, começando pela agricultura, depois o comércio, a indústria e o setor financeiro (fortalecimento dos bancos), com sua exportação para a Europa reduzindo, os estados unidos sofrem uma crise de superprodução. Em 20 de outubro de 1929, houve a quebra da bolsa de valores de nova york, a mais importante bolsa financeira do país, resultando num grande desemprego e em crises em vários outros países relacionados à economia americana. o único país que não sentiu o impacto da crise foi a URSS que, ao contrário dos demais, passava por um período próspero. 
Em 1932, o candidato à presidente do partido democrático, Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente dos estados unidos, para tentar resolver a situação ele criou um pacto de medidas econômicas chamadas new deal, baseado nos ideais de John Keynes, que defendia o mínimo e necessário intervencionismo estatal na economia, segundo ele (keynes), a crise de 1929 ocorreu porque o governo não interviu para a diminuição da produção. Sofrendo oposição do partido republicano defensor do neoliberalismo.
As medidas tomadas por Roosevelt:
1. Desvalorização do dólar (competir no mercado externo)
2. Lei providenciaria (de aposentadoria)
3. Adotou obras públicas (gerar emprego)
4. Seguro desemprego (auxílio do governo aos desempregados)
5. Leis de intervenção agrícolas e industriais (criar limites)
Com tudo isso, os EUA enchiam seu fort knox (reservas em ouro), se mantendo como maior potência econômica mundial. 
                                 A ascensão do Nazifascismo
Características: 
1-Devesa do totalitarismo: governo ditatorial, de extrema direita (os burgueses devem ter o poder).
“Nada deve haver acima do estado, nada fora do estado e nada contra o estado”.
2-Defende o Antidemocracia. 
3-Defende o Governo nacionalista (fechamento do mercado consumidor nacional, diminuição das importações e nacionalização das impressas).
4-Devesa do Anticomunismo. 
5-Devesa do Militarismo (somente pela força das armas o comunismo terá seu termino).
6-Devesa do Romantismo (somente quando o comunismo for destruído, o mundo será alegre).
7-A devesa do Racismo ocorre apenas no Nazismo, não no Fascismo. 
Adolf Hitler era o principal defensor do Nazismo ele defendia:
Arianismo (Supremacia da raça Ariana- raça branca). As raças que seriam “inferiores” deveriam ser destruídas ou servirem a raça “superior”.  
Antissemitismo (perseguição aos semitas – judeus “raça impura”).
Anti camitismo (perseguição aos camitas – negros).
Anti eslavismo (perseguição aos Eslavos).
Antinomadismo (perseguição aos nômades- ciganos, pois “eles não amavam o lar, assim eram inimigos do estado”). 
Anti-homossexualismo (perseguição aos homossexuais). 
                                               Fascismo Italiano
Em 1918 a Itália vence a primeira guerra mundial do lado da Tríplice Entente numa “vitória multilada” (falsa), pois o norte da Itália foi completamente destruído e ocorre uma crise econômica levando 75% da população ao desemprego.
Com essa crise o governo começou a sofrer oposição ao partido socialista italiano.
Em 1919 a burguesia italiana temendo o crescimento do PSI cria o Fasci Italiani di Combattimento (um grupo terrorista) que tinha como objetivo matar os socialistas. O líder desse grupo terrorista era Benito Mussolini.
Em 1921 Fasci Italiani di Combattimento virou um partido político: o partido fascista, sendo um partido Utra conservador, conseguiu rapidamente centenas de pessoas como filiados.
Em 1922 ocorre a marcha fascista sobre Roma. Procurando evitar uma guerra civil, o rei da Itália Victor Emanuel III, não atacou Mussolini mais ele nomeou Mussolini como Primeiro ministro Italiano (esse cargo era chamado de Dute na Itália).  
                                              Governo de Mussolini (1922 á 1943)
Realizações de Mussolini:
Dissolveu todos partidos políticos de oposição. 
Criou a Ovra (polícia secreta de Mussolini, que tinha o principal objetivo de perseguir os oposicionistas).
Investiu em construções públicas (reconstrução do norte da Itália).
Enfatizou a produção bélica (corrida armamentista, alegando que somente com armas os comunistas morreriam).
Em 1927 Mussolini aprovou a carta Del Lavoro (carta do trabalho). Através  dessa carta houve a criação de leis trabalhistas italianas, onde os trabalhadores poderiam formar sindicados ( Instituição de categoria, onde há a uma cooperativa de um trabalhador especifico como sindicato dos médicos) e nunca Sovietes ( Instituição revolucionária, sendo uma união de trabalhadores de uma impressa setorial, por exemplo: sindicato dos trabalhadores de hospital da restauração). Entretanto esses sindicatos seriam pelegos (ou seja, sindicatos corporativistas controlados pelo governo).
Em 1929, Mussolini assinou o tratado de São José Latão com o papa Pio 11 (XI), onde o Vaticano seria reconhecido como estado independente, entretanto a igreja deveria apoiar o governo de Mussolini. 
O catolicismo seria a região oficial da Itália (assim quem não fosse católico na Itália seria perseguido).
OBS:
Países Fascistas:
Fora a Itália, Espanha (General Franco), Portugal (Salazar), Grécia (Joannis Metaxas), Romênia (Ion Antonescu), Áustria ( Engelbert Dollfuß) e Argentina ( Juan Perón) foram governos fascistas.
                                                       Nazismo Alemão
Em novembro de 1918, Guilherme 2, refugiou-se na Holanda (vendo que a Alemanha iria perder a 1 guerra mundial), com isso a Alemanha passa a ser governada pela república de Weimar, num governo liberal, que assinou em 1919 o tratado de Versalhes. 
Com isso o povo estava descontente com a república de Weimar, pois acreditavam que o tratado de Versalhes era uma forma de humilhar a Alemanha, assim o povo considerou a república de Weimar como uma república fraca. 
Em 1919 a Liga Espartaquista, formada por comunistas, tenta derrubar  a república de Weimar, a liga era liderada por Rosa Luxemburgo, entretanto a liga não obteve sucesso.
A burguesia Alemã começou a temer que os comunistas assumissem o governo da Alemanha. Assim em 24 de fevereiro de 1920, a burguesia criou o partido nacional socialista alemão (NAZI), que se dizia ser socialista, mais era na verdade um partido de extrema direita (partido burguês), liderado por Adolf Hitler (ex-combatente de guerra). 
Em 1923 ocorre o Putsch de Munique, sendo uma tentativa de golpe do NAZI, para tomar o poder, entretanto o grupo não obteve sucesso e Hitler é preso. Na prisão Hitler escreve sua obra prima, o Mein Kampf, que trouxe muito sucesso á Hitler. Nesse livro Hitler defendia:
 O racismo, o antissemitismo e o espaço vital (para que a Alemanha cresça, a Alemanha deve ter espaço, que foi “tirada dela” pelo tratado de Versalhes).
Em 1930 Hitler foi eleito deputado federal pelo NAZI, sendo o mais bem votado na Alemanha. 
Em 1933, o presidente da república de Weimar, Hindenburg, nomeia Hitler como Führer Alemão (primeiro ministro da Alemanha). 
Em 27 de fevereiro de 1933, ocorre um incêndio no parlamento Alemão, o Reichstag, assim Hitler acusa os comunistas de darem inicio ao incêndio, e Hitler inicia a “caça as bruxas”, perseguindo e matando seus opositores, mesmo que estes não fossem comunistas, seriam considerados comunistas.
Quem iniciou o incêndio realmente, foi a SS (grupo de extermínio de Hitler, sendo um esquadrão secreto).
Em agosto de 1934 Hindenburg morreu. Com isso Hitler se tornou Führer und Reichskanzler (presidente e primeiro ministro Alemão).
Com isso começa o terceiro reich (império) Alemão. 
1 Reich Alemão – Imperador Otto 1 (século 5) do Sacro Império Romano-Germânico.
2 Reich Alemão – Kaiser Guilherme1 (1871) do Império Alemão.
3 Reich Alemão – Hitler (1934). 
                                       Principais medidas do 3 Reich
1- Hitler dissolveu o Reichstag, assim Hitler se torna um ditador.
2- Hitler impôs o monopartidarismo (o governo teria apenas um partido político). 
3- Hitler criou a Gestapo (policia secreta de Hitler, sendo uma evolução do antigo grupo de extermínio de Hitler, SS).
4- Outorgou (aprovou) as leis de Nuremberg, leis consideradas racistas, que permitiam a perseguição e tortura de Judeus, estes seriam levados a campos de concentração, trabalhando para Hitler, até que estes não pudessem mais trabalhar, quando isso ocorresse, eles seriam mortos (esse episodio é conhecido como o Holocausto).
5- Hitler estabeleceu o alistamento militar obrigatório.
6- Hitler, também restabeleceu e reorganizou as forças armadas alemãs (sendo uma medida proibida pelo tratado de Versalhes), causando assim a segunda guerra mundial.
                                                  2 Guerra Mundial
Causas:
1- Ascensão do Nazifascismo, pois como os países nazifascistas eram antidemocráticos e anticomunistas viam a França, Inglaterra e Estados Unidos (países democráticos) e a URSS (comunista) como seus inimigos. 
2- Guerra Civil Espanhola (1936 á 1939), numa disputa entre o partido da frente popular (comunistas – extrema esquerda) e o partido da Falange Espanhola (nazifascistas – extrema direita), tendo como líder o general Franco. Depois de 3 anos de guerra civil, o partido da Falange Espanhola venceu, graças ao apoio da Alemanha e Itália. Assim em 1937, ocorre a operação militar Condor realizada por Hitler, utilizando a Luftwaffe e por Mussolini, utilizando a Regia Aeronáutica Italiana para a ocorrência do bombardeio da vila basca de Guernica (os países bascos é uma região que se encontra uma parte na Espanha e outra parte na França), esse episodio foi um teste, pois Hitler e Mussolini, queriam testar suas forças. 
3- Política Imperialista: a Alemanha começa a anexar territórios (espaço vital) e a Itália também anexa, para compensar a vitoria mutilada que a Itália obteve na 1 guerra mundial. Além da Alemanha e Itália o Japão também adota essa política, pois o Japão queria se tornar a maior potência asiática do mundo, tendo toda a Ásia como seu mercado consumidor. Em 1935, a Itália descola seu exercito para a África tomando a Etiópia (que na época já era um país independente). Em 1936, Hitler militariza a margem esquerda do rio Reno (território chamado de Renânia), desobedecendo ao tratado de Versalhes. 
Em outubro de 1936, Hitler e Mussolini assinam o pacto militar Ítalo-Germânico (eixo Roma – Berlim), onde se uma dessas nações for atacada, a outra nação ira ver o atacante de sua aliada, como seu inimigo. Em novembro de 1936, a Itália, Alemanha e Japão assinam o pacto de anti-Komintern (eixo Roma – Berlim – Japão), onde esses países iriam se unir para o combate ao comunismo. Em 1938 a Manchúria é conquistada pelos Japoneses (antes esses território era da China). Em 1938, Hitler conquista a Áustria e ocorre a Anschluss (união entre Alemanha e Áustria), desrespeitando o tratado de Versalhes. Em 1938, Hitler conquistou a Boêmia, os Sudetos Tchecos e a Morávia. Em setembro de 1938 ocorre a conferencia de Munique, organizada pela Liga das Nações. 
Onde os participantes foram:
Hitler representando a Alemanha.
Mussolini representando a Itália
Daladier representando a França 
Chamberlain representando o Reino Unido
(sendo a França e Inglaterra presidentes da Liga das Nações).
Na conferencia de Munique, foi perdoado todos os atos de Hitler, entretanto, se mais uma vez o tratado de Versalhes fosse descumprido, haverá guerra. Hitler agradeceu a Liga das Nações por ser tão “generosa” e assegurou que não iria infligir o tratado de Versalhes mais uma vez. 
Em agosto de 1939, Hitler assina o pacto Germânico-Soviético (pacto Ribbentrop-Mólotov), sendo um pacto de não agressão entre Stalin e Hitler (pois Hitler pretendia atacar primeiramente a Inglaterra e França e depois a URSS). 
Em 1 de Setembro de 1939 Hitler invade a Polônia, desrespeitando assim o tratado de Versalhes mais uma vez.  
Com isso a Liga das Nações declara guerra á Alemanha, dando inicio á segunda guerra mundial. 
    1 Fase da Segunda Guerra Mundial (Sitzkrieg – Guerra de mentira – 1939 á 1940) 
Foi apenas um deslocamento de tropas, ninguém atacou ninguém. 
    2 Fase da Segunda Guerra Mundial (Blitzkrieg – Guerra Relâmpago – 1940 á 1941) 
Rapidamente Hitler conquistou a maioria dos países da Europa Ocidental, pois Hitler usava uma estratégia de atacar um país por 3 frentes. 
Em fevereiro de 1940, Hitler toma a Dinamarca e Noruega, para estabelecer bases militares anti Britânicas (pois a Inglaterra poderia atacar a Alemanha pelo norte). Além de que, tendo Hitler posse do porto de Narvik na Noruega, o aço que vinha da suíça e sempre fazia escala naquele porto para depois ir para a Inglaterra, vicária retido agora que o porto era dos nazistas e não chegaria na Inglaterra.
Em maio de 1940, Hitler conquistou a Holanda e Bélgica. 
Em 25 de maio á 4 de junho  ocorre a batalha de Dunquerque na França. 
No dia 2 de junho as tropas Alemãs rompem a linha Maginot (que era uma linha de defesa francesa, criada quando Hitler militarizou a Renânia), que foi rompida, pois parte do exercito Frances se deslocou para Dunquerque.
No dia 12 de junho Hitler conquista Paris, com isso Hitler conquista a França, e a dividi em duas partes (essa media de Hitler se deu, para que os franceses fossem favoráveis ao governo Nazista):
A França Nazista (norte), sendo um governo exercido pelos Nazistas. 
A república de Vichy (sul), sendo um governo colaboracionista com a Alemanha, e tinha com presidente: Marechal Pétain. Essa república era atacada constantemente pelo grupo terrorista: Resistência Francesa, liderada por Charles de Gaulle.  
Em 1940, Mussolini invade o Egito e a Grécia, com o objetivo de impedir que o petróleo chegasse á Inglaterra, pois a zona petrolífera da Romênia, obtinha petróleo e exportava para a Grécia, e a Grécia exportava para a Inglaterra. Além disso, Mussolini queria ter o controlo do Canal de Suez, pois era uma rota comercial importante e era dominada  pelos Ingleses. 
Em setembro de 1940 ocorre a batalha da Inglaterra, sendo um confronto entre a força aera nazista (Luftwaffe) e a Força Aérea Real (RAF), nesse confronto a RAF ganha, pois mesmo sendo uma força área inexperientes tinha uma nova tecnologia: o radar. 
Em fevereiro de 1941 a Afrika Korps (um exercito de Hitler que era especializado em batalhas no deserto), sobe o comando do general  Erwin Rommel, foi para o Egito.
Em julho de 1921, Hitler iniciou a operação militar Barbarossa (invasão á URSS). Hitler conquistou entre muitas cidades, Moscou, Kiev e Petrogrado. Assim o exercido de Hitler foi dividido em 3 exércitos. 
Em agosto de 1941, o presidente Roosevelt assinou a carta do Atlântico (um pacto militar), onde se comprometia a entrar na guerra, do lado dos aliados, se algum país do eixo atacasse os Estados Unidos da America. 
Em 7 de dezembro o Japão atacou a base militar americana de Pearl Harbor no Havaí. 
         3 Fase da Segunda Guerra Mundial (A derrota do Eixo – 1941 á 1945)
Esta fase é marcada pela entrada dos Estados Unidos, do lado dos aliados, na segunda guerra mundial. 
Houve três grandes guerras que marcaram essa fase:
1- Guerra no Oriente: em julho de 1942, ocorre a batalha de Stalingrado, onde a URSS ganha, pois o exercito da URSS não era mais composto por camponeses e sim por um exercito profissional (desde a revolução de outubro), entretanto a vitória é ganha pela URSS, pois Stalin usa a operação Urano (terra arrasada), onde o exercito do eixo passava, o exercito da URSS queimava tudo e recuava, assim o exercito inimigo iria se cansar, pois não tinha nada o que comer, assim depois de tomar Moscou, as tropas de Hitler chegam a Stalingrado, depois de alguns meses de batalha, chega o inverno russo e assim os russos aproveitaram a oportunidade, pois estavam melhor preparados para ele, e atacam. Assim em 2 de fevereiro a URSS ganha a guerra de Stalingrado e de lá, sai a primeira frente contra Hitler (a frente da URSS).
2- Guerra no Ocidente, que ocorre no Egito, em novembro de 1942, os ingleses sob o comando de Bernard Law Montgomery derrotaram o Afrika Korps na batalha de El Alamein. Assim em junho de 1943, os aliados invadem a Itália, em setembro, Victor Emanuel III demite Mussolini do cargo de Dute e declara guerra á Alemanha. Na Lombardia, Mussolini cria a república social italiana (República de Salò), sendo uma república fascista independente no norte da Itália. A partir da Itália, sai a segunda frente contra Hitler (a frente italiana). No dia 6 de junho de 1944 ( o dia D), 160 mil soldados aliados desembarcam na praia francesa da Normandia, sobe o comando de Eisenhower, assim a república de Vichy tem seu termino e surge a terceira frente contra Hitler (frente Inglesa, Francesa e Americana).
No dia 14 de abril de 1945, os soviéticos chegaram à Berlim, entretanto só a cercaram para impedir a fuga de Hitler e esperar as outras duas frentes.
No dia 20 de abril de 1945 Mussolini foi fuzilado em Milão.
No dia 30 de abril, a segunda e a terceira frentes chegam a Berlim e começam a atacá-la. Hitler, que estava escondido, se suicidou atirando contra sua própria cabeça. 
A esposa de Hitler, Eva Braun, se autoenvenenou. Eles se casaram no mesmo dia de seu suicídio.
No dia 1 de maio Berlim foi conquistada pelos aliados.
No dia 2 de maio a Alemanha se rende.
3- Guerra no Pacifico: Em Junho de 1942 os japoneses foram derrotados na batalha de Mar de Coral e na batalha de Midway. Em fevereiro de 1945, o general MacArthur ocupou as ilhas japonesas de Okinawa e Iwo jima. A resistência nipônica seu deu por meu dos kamikazes (pilotos suicidas), pois o Japão não quis se render e atacou os EUA com estes pilotos suicidas, que jogavam seus aviões contra o exército dos adversários, porta-aviões, aviões, etc.  Como os japoneses não se rendiam, os EUA resolveram colocar em prática um projeto militar chamado MANHATTAN que foi um esforço durante a Segunda Guerra Mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América, para forçar a rendição do Japão. Não se tem provas, mas se acredita que esse era um plano de Hitler que foi clonado pelos estadunidenses. 
Em 6 de agosto de 1945, o presidente Harry Truman ordena o lançamento da primeira bomba atômica da história sobre a cidade de Hiroshima, por meio do avião Enola gay. Em 9 de agosto, os EUA lançaram outra bomba sobre Nagasáki. Assim no dia 19 de agosto- Hiroito e Truman assinam a rendição do Japão a bordo do navio Missouri. 
Com o fim da 2 Guerra Mundial, os países vencedores se reuniram em conferências de paz:
1- Conferência de Teerã que ocorreu em novembro de 1943 (durante a guerra), composta por Stalin, Roosevelt e Churchill, por esta conferência se organizou a operação overlord (dia D), além de que a Lituânia, Letônia, Estônia e Polônia seriam anexadas á URSS.
2- Conferência de Yalta que ocorreu em fevereiro de 1945, composta por Stalin, Roosevelt e Churchill, onde a ONU foi idealizada (não criada) e se definiu que o mundo seria bipolar, dividindo o mundo em dois blocos econômicos: capitalista (EUA) e socialista (URSS). 
3- Conferência de Potsdam, composta por Stalin, Truman (sucessor de Roosevelt) e Attlee (sucessor de Churchill), nessa conferência foi criado o tribunal de Nuremberg, que julgaria os crimes racistas realizados pelos nazistas durante a guerra. A Alemanha seria uma área de influência, sendo divididas em 4 partes politicamente: nordeste – URRS, sudeste – EUA, sudoeste – França e noroeste - Inglaterra e economicamente apenas dividida em duas partes: ocidental – capitalista e oriental – socialista.
Em 13 de agosto de 1961 é construído o muro de Berlim.
                                        ONU: Organização das Nações e Unidas
Foi idealizada na conferência de Yalta e criada em junho de 1945 na conferência de São Francisco, onde 50 países assinaram a carta das nações, onde esses países se comprometiam se unir para combater um país que pusesse em risco a paz mundial.
No inicio a sede da ONU foi São Francisco, entretanto atualmente, sua sede é em Nova York e ela possui 192 países membros. A ONU é dividida em 5 órgãos:
Conselho de Segurança que é o órgão mais importante dela, que determina ataques á países que ameaçam a paz mundial (exercito da paz) e determina sanções econômicas á um determinado país. Este órgão possui 15 membros,  sendo assim, 5 permanentes ( Rússia, Inglaterra, Estados Unidos da América, China e França), que possuem poder de veto, se apenas um desses países não concordar em algum assunto, este não será realizado, além dos membros permanentes, os 10 restantes são os membros provisórios que ficarão no conselho de segurança por 2 anos, onde será feita uma nova eleição. 
Secretaria Geral, que tem a função de comunicar ao mundo todas as decisões tomadas pela ONU, o secretário que dirige essa secretaria é o secretário geral, eleito a cada 5 anos pela assembleia geral que é indicado pelo conselho de segurança. Atualmente ele é um sul coreano chamado Ban Ki-moon. 
Assembleia geral, formada por todos os países que formam a ONU, sendo assim, 192 países e tem como principais funções eleger os 10 membros provisórios do conselho de segurança, a cada 2 anos, eleger o secretario geral a cada 5 anos e eleger os 15 juízes do tribunal internacional de justiça a cada 9 anos. 
Conselho Econômico e Social é um órgão filantrópico (de ajuda comunitária) da ONU que pretende ajudar os países mais pobres pertencentes a ONU a combater a miséria e a fome por meio de outros órgãos, como: OMS – Organização mundial da saúde, UNESCO -  fundo das nações unidas para a educação, ciência e cultura, OIT – Organização internacional do trabalho e a FAF – organização das nações unidas para a agricultura e alimentação.
Tribunal internacional da Justiça, é um órgão da ONU que possui 15 juízes com mandato de 9 anos, indicados pelo conselho de segurança e são votadas pela assembleia geral, mesmo sendo um órgão da ONU, esse tribunal tem sua sede na cidade de Haia na Holanda, ele julga países e não pessoas isoladas. 
OBS:
A corte penal internacional, não é filiada a ONU e julga pessoas por crimes cometidos por elas. 
                                              Guerra Fria (1945 – 1991)
Não foi uma guerra militar, pois não houve conflitos abertos, foi uma “guerra” ideológica (econômica) e nesse período o mundo foi bipolar.
Planos foram criados pelos líderes dos dois blocos econômicos rivais socialismo (URSS) e capitalismo (EUA), para trazer países para seu bloco, cada um pano feito por um e feito pelo outro.
Planos feitos pelos EUA:
Doutrina Truman (anticomunista): “o progresso da humanidade e a felicidade do homem ocorreriam apenas com o capitalismo e o comunismo seria um câncer”.
Joseph Mccarthy (um político norte-americano) se deixou influenciar pela doutrina Truman e iniciou o Macarthismo (a caça as Bruxas), sendo uma doutrina que visava o extermínio de comunistas norte-americanos por um grupo de extermínio.
Plano Marshall é uma ajuda econômica dada pelos Estados Unidos da America para a reconstrução dos países europeus devastados pela segunda guerra mundial. 
Plano Colombo é uma ajuda financeira dada pelos EUA para a Ásia (capitalista).
Aliança para o progresso da América é uma ajuda financeira dada pelos EUA para toda a América (capitalista).
Formação da OTAN (organização do tratado do atlântico norte) é uma ajuda militar que seria dada aos países capitalistas que se sentissem ameaçados pelos países socialistas.
Formação da CIA (agência internacional de ciência e inteligência), sendo uma agência de espionagem norte-americana para espionar a URSS. 
Planos feitos pela URSS:
Kominform (anticapitalismo): “o progresso da humanidade, ocorre apenas no socialismo”. 
Comecon é uma ajuda financeira prestada pela URSS aos países socialistas que foram destruídos pela 2 Guerra Mundial.
Formação do Pacto de Varsóvia, sendo uma ajuda militar dada aos países socialistas que se sentissem ameaçados pelos países capitalistas.
KGB é um programa de espionagem da URSS.  
A corrida espacial é iniciada em 1957 pela URSS que mandou a primeira nave ao espaço, levando o primeiro satélite artificial ao espaço, o Sputnik 1, depois a URSS manda o Sputnik 2, levando o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela chamada Laika. 
Em 1961, a URSS manda ao espaço a Vostok 1, levando o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin que disse “a terra é azul”. 
Em 1969, os EUA executam a operação espacial norte-americana, Apollo 11 que levou o primeiro homem a pisar na lua. 
Em 1989 ocorre a queda do murro de Berlim que pôs fim á Guerra fria, praticamente.
Entretanto, oficialmente a Guerra Fria terminou em 1991, com o fim da URSS.
A política que pôs fim á Guerra Fria:
Em 1953, Stalin morre e Georgy Malenkov assume um governo provisório enquanto que o partido comunista não escolheu um novo líder. 
Em 1955 o partido comunista decide eleger Nikita Khrushchev como presidente da URSS, Nikita iniciou a desestalinização da Europa, desfazendo tudo o que Stalin fez, como exemplo, Nikita promoveu uma maior abertura econômica e política da URSS.
Em fevereiro de 1956, Nikita participou do vigésimo congresso internacional do PUCS (partido comunista soviético), onde ele defendeu uma aproximação maior com os USA, numa coexistência pacifica, ou seja, os dois podem ter suas diferenças, mais eles podem existir pacificamente.
Em 1960, a China rompe com a URSS, pois não aceita a política da desestalinização de Nikita.
Em 1962, ocorre a crise dos mísseis onde o presidente dos EUA John Kennedy, descobriu que Nikita montou uma base de lançamento de mísseis em Cuba, entretanto, para evitar uma guerra, Nikita retira os mísseis de Cuba. 
Em 1963, Nikita vai aos EUA e faz um acordo com Kennedy, que proibia a URSS e os EUA de fazerem testes nucleares. 
Em 1964 ocorre um golpe de estado, realizado pelo PUCS, que no lugar, colocaram uma troika (triunvirato) no governo (governo de 3 líderes), composta por: Leonid Brezhnev (principal líder praticamente), Alexei Kossygin e Anastas Mikoyan, sendo um governo que pregava o stalinismo e declarava os EUA como inimigos.
Em 1982 Leonid Brezhnev morre e o PUCS acaba com a Troika e nomeia Mikhail Gorbachev como presidente da URSS. 
Ele concluiu a desestalinização, cria a Glasnost (abertura política completa da URSS), permitiu a liberdade de expressão, pensamento e imprensa, além de que criou partidos de oposição.
Ele criou também, a Perestroika (abertura comercial da URSS), permitiu a entrada de multinacionais, recriou a propriedade privada, permitiu a volta das relações assalariadas e permitiu a comercialização da URSS com outros países, incluindo os EUA.
Em 25 de dezembro de 1991, ele renuncia e a URSS tem seu fim oficial.
A URSS se tronou a CEI (comunidade dos estados independentes), assim os antigos 22 países que compunham a URSS, passaram a compor a CEI. Além de que o antigo país central da URSS, agora é chamado de Rússia, com seu primeiro presidente: Boris Yeltsin. 
                                           Revolução Chinesa (1949)
De 1644 até 1911, a China era um império governado pela dinastia Tsing, sendo o ultimo imperador: Puyi. O povo chinês odiava essa dinastia, pois ela tinha origem na Manchúria e com resultado, até hoje os chineses são xenofóbicos. 
Até 1911, a economia chinesa era fechada para o comercio estrangeiro, tendo como principal base, a agricultura e o artesanato, esse artesanato era de dois tipos:
Doméstico voltado para atender as necessidades da família.
Luxo voltado para o comercio, fabricado nas oficinas reais (ou seja, fabricado pelo governo), os principais materiais utilizados nesse artesanato eram: seda, porcelana e nanquim. 
Mesmo sendo uma economia fechada, a China possuía um porto que realizava o comercio estrangeiro, o porto de Cantão, controlado por uma guilda (grupo de comerciantes) chamada de ko hong, sendo a guilda mais rica da China. O principal produto exportado era o nanquim, e o principal produto importado era o ópio (droga, permitida na China). A companhia das Índias Orientais levava o ópio provindo da Índia para a China, essa companhia era controlada pelos ingleses. 

Em 1840, o governo chinês proibiu o comercio de ópio na China, entretanto a companhia das Índias Orientais continuou vendendo ópio, assim o governo prendeu muitos barcos dessa companhia e destruiu todo o ópio que havia.

As Guerras do Ópio: 
A primeira Guerra do ópio data de 1840 á 1842, onde a Inglaterra declarou guerra á China, que foi vencida pela Inglaterra. E assim a China teve que assinar o primeiro dos tratados desiguais:
O tratado de Nanquim de 1842, onde a China, teria que abrir 5 de seus portos ao comercio estrangeiro (já que a China já tinha um porto, era necessário abrir mais 4 portos). Além disso, a guilda ko hong teria seu termino, e a Inglaterra teria a posse da cidade de Hong Kong. 
A segunda e a terceira Guerra do ópio ocorreram entre 1856 á 1858, onde a Rússia, França, Inglaterra e os USA, foram aliados contra a China, e acabaram vencendo. Assim a China teve que assinar mais dois tratados desiguais:
O Tratado de Pequim deveria ter 11 portos abertos ao comercio estrangeiro (como ela já possuía 5, deveria abrir mais 6), além disso a China deveria se submeter ao principio de extraterritorialidade  onde, se um estrangeiro cometesse algum crime em território chinês, ele seria julgado por leis e juízes de seu país. Deveria haver também uma livre circulação de missionários (religiosos) e de comerciantes estrangeiros na China.
O Tratado de Aigun, assinado entre a China e a Rússia, onde a Rússia ficaria com a região do rio Amur (que pertencia á China), pois assim os Russos poderiam construir o porto de Vladivostok, sendo um porto de exportação da Rússia para toda Ásia e América (via pacífico), além de ser uma província marítima e poder importar produtos Chineses.
Com esses tratados desiguais, os chineses estavam revoltados com os estrangeiros e com governo (que era considerado estrangeiro), sendo estas revoltas Xenofóbicas. Foram duas revoltas:
A revolta de Taiping, que reunia um grande número de chineses e que fracassou, pois o governo conseguiu conte-la.
A revolta dos boxers, que foram um grupo de lutadores (os boxers) que participavam da sociedade secreta dos punhos fechados, esse grupo de lutadores se utilizavam apenas das artes marciais para se rebelar. Essa revolta, entretanto, também fracassou, pois o governo conseguiu conte-la. 
Entre 1894 e 1895, ocorre a Guerra Sino-Nipônica, entre Japão e China, a China perde e teve que assinar o tratado de Shimonoseki, onde a Coreia seria independente (antes ela era posse da China), o Japão ficaria também com a ilha de formosa (chamada atualmente de Taiwan), a ilha de pescadores e a península de Liao-tung (península, na qual, o Japão construiu o porto de Arthur, que tinha o objetivo de exportar para a Ásia e a América, sendo uma província marítima). 
Assim em 1895, defendendo uma política de portas abertas, as potências imperialistas obrigaram o Japão a devolver o a península de Liao-tung á China [pois com o controle do Japão ela seria uma zona fechada para comercio e investimentos de tais potenciais e com a China (que foi obrigada á assinar os tratados desiguais) essa península seria aberta ao comercio e investimentos de tais potenciais].
Em 1905, Sun Yat-sen fundou o partido nacional do povo (o Kuomintang), sendo um partido republicano.
Em 1911, Sun Yat-sen proclama a república chinesa (do Kuomintang) sendo assim uma república liberal e burguesa. 
Em 1921, Chu Teh e Mao Tsé-Tung fundam o PCC (partido comunista chinês), se inspirando no PUCS (partido comunista soviético), assim o PCC começou a fazer oposição ao Kuomintang.
Em 1925, Sun Yat-sen more e o Kuomintang e elege Chiang Kai-shek como presidente da China, ele, que era um general, começou a perseguir os comunistas (já que eles faziam oposição a ele), entretanto os comunistas reagem, ocorrendo a 1 Guerra Civil Chinesa, que se deu entre 1927 á 1937. 
Assim, Chu Teh e Mao Tsé-Tung fogem para duas pequenas cidades do interior da China, Fukien e Kiangsi, onde eles começaram a montar um exercito comunista (o exercito vermelho da libertação - face guerrilheiro).
Em outubro de 1934, Chiang Kai-shek, desloca seu exercito para Fukien e Kiangsi, para evitar o crescimento do exercito vermelho da libertação, entretanto, Chu Teh e Mao Tsé-Tung, vendo que seu exercito estava em minoria, resolve fugir de novo, no que foi chamado de “a longa marcha”, onde foi percorrida uma distância de 12 mil Km em direção ao norte da China.
Em 1937, O Japão invade a Manchúria, com isso, o PCC e o Kuomintang resolvem assinar um acordo, pois estes tinham um inimigo em comum no momento, com esse acordo o exercito vermelho da libertação deveria unir suas forças com o exercito do Kuomintang, formando uma frente única contra o Japão.
Em agosto de 1945, o Japão se rende aos USA e assim foi obrigado a deixar a Manchúria. Terminada assim essa disputa, o confronto entre o PCC e o Kuomintang, continuou, no que foi chamado de, 2 Guerra Civil Chinesa.
Em setembro de 1949, os comunistas tomam Pequim (capital da China). 
Em 1 de Outubro Mao Tsé-Tung proclama a república popular Chinesa, assim para não ser morto, Chiang Kai-shek, foge para Taiwan (que pertencia á China) e funda a república nacionalista da China, que até hoje, não é reconhecida como uma república independente pela república popular Chinesa. 
Realizações de Mao Tsé-Tung:

Realizou uma reforma agrária, distribuindo terras aos cidadãos chineses. 
Nacionalizou as empresas estrangeiras.
Assinou com Stalin um tratado de cooperação em 1950, que seria um tratado do Comecon (ajuda financeira dada pela URSS), para que a China pudesse se erguer da devastação causada pelas guerras civis. 
Instituiu os Planos Quinquenais:
o O primeiro plano quinquenal foi lançado em 1953 e daria estimulo á Industrialização da China, construindo indústrias pesadas (bens de produção), além de montar cooperativas agrícolas (Kolkhozes).
o O segundo plano quinquenal foi lançado em 1958 que, segundo Mao Tsé-Tung, seria um “grande salto para frente”, tinha o objetivo de dar um crescimento econômico de 75% á China, entretanto, para isso, a China deveria criar comunas populares, que substituíram as cooperativas agrícolas. Essas comunas eram ao mesmo tempo unidades agrícolas e unidades industriais, cada uma geraria emprego para 20 mil trabalhadores chineses.  Entretanto esse plano fracassou, pois havia muitas inundações e secas na china (variações climatológicas extremas que prejudicaram a agricultura). Além de que havia uma inexperiência técnica dos trabalhadores, eles não sabiam como operar maquinas e estas acabavam quebrando. E como última ação que levou esse plano ao fracasso, em 1960, Mao Tsé-Tung rompe com a URSS, deixando de receber o apoio financeiro.
Assim a China mergulha em uma crise econômica e Mao Tsé-Tung começa a receber criticas de alguns membros do seu próprio partido (o PCC). Com isso Mao Tsé-Tung começou a dizer que quem o criticava no seu partido eram burgueses disfarçados de comunistas, sendo assim “traidores”, passaram a ser chamados de Revisionistas. Como resultado, Mao Tsé-Tung começou a perseguir os Revisionistas no episodio que foi chamado de Revolução Cultural da China.
Revolução Cultural da China (1966 á 1976):
Em 1966 Mao Tsé-Tung publica o livro vermelho (que foi aplicado como m livro didático em todas as escolas da China) e dizia que os Revisionistas eram traidores do estado e que queriam acabar com os comunistas, assim os jovens deveriam pegar em armas e se juntar para “defender o comunismo”. Formando uma guarda vermelha.
Assim os jovens dessa guarda, começaram a matar muitas pessoas acusadas de serem Revisionistas, atacando prédios, roubando lojas, etc..
Em 1976, Mao Tsé-Tung more e a revolução cultural tem seu termino. Entretanto, uma disputa política pelo poder começou, entre dois grupos:
A Camarilha dos 4, grupo que defendia a forma de governo de Mao Tsé-Tung, liderado por 4 membros da família de Mao Tsé-Tung, entretanto seu principal líder era a esposa de Mao Tsé-Tung, Chiang Ching.
Deng Xiaoping, grupo Revisionista liderado por Deng Xiaoping.
Os Revisionistas ganharam e Deng Xiaoping pregava que a China só seria uma grande potência econômica se adotasse o socialismo de mercado, sendo uma política econômica pseudossocialista (economia capitalista disfarçada) e liberal (aberta economicamente). Além disso, Deng Xiaoping dizia que o governo deveria investir em zonas econômicas, sendo estas, zonas econômicas especiais: agricultura, indústria, ciência e tecnologia. Como mais medidas, Deng Xiaoping permitiu que houvesse propriedades privadas, privatizou empresas e permitiu a entrada de capital estrangeiro (principalmente USA e Japão). Porém houve um endurecimento político, pois ainda era uma ditadura. 
Em maio de 1989, ocorre o massacre na praça da paz celestial (no centro de Pequim), onde 5 mil chineses protestaram, de maneira pacífica, contra a ditadura (exigindo a democratização da China), entretanto, Deng Xiaoping ordenou que o exercito Chinês, matasse os protestantes, e 3 mil chineses morreram.
                                    Revolução Cubana de 1959
A ilha de Cuba era a ultima colônia espanhola, que ficou independente em 1898, onde José Martí proclama a independência, sendo ele membro do partido revolucionário cubano (PRC). Entretanto essa independência foi financiada pelos USA, que defendia a doutrina Monroe, doutrina que buscava proteger a América contra as potências imperialistas europeias: “a América para os americanos”. Entretanto em troca da ajuda financeira, os USA, exigiam que os cubanos colocassem em sua constituição, uma emenda constitucional, chamada de a emenda Platt (criada em 1901), onde deveria ser dado aos USA, um território em cuba de 117 Km² de área, esse território virou uma base militar dos USA, a base de Guantánamo, que hoje, é uma base secreta, onde a impressa nem a ONU, podem entrar, pois se diz que lá são desrespeitados os direitos humanos, lá são presos os maiores inimigos dos USA. Além disso, essa emenda dizia que Cuba seria um protetorado (colônia que há a existência de um governo títere (fraco) subordinado ao conquistador) dos USA.
Em 1940, Fulgêncio Batista foi eleito como presidente de Cuba, sendo favorável aos USA, com o fim de seu governo em 1944, ele foi para os USA. De 1952 á 1959, Batista exerceu o governo de Cuba como ditador.
Alguns cidadãos não aceitaram a emenda Platt e em 1953, um jovem advogado, Fidel Castro com mais 165 rebeldes tenta ocupar o quartel general de Moncada, pois eles tentaram ter posse das armas e assim começar a tomar Cuba.  
Entretanto Fulgêncio Batista contra ataque e apenas 15 pessoas mais Fidel Castro sobreviveram (originalmente eram 165 pessoas). Assim Fidel Castro foi condenado á prisão por 15 anos, entretanto, ele conseguiu reduzir sua pena para apenas 2 anos, em troca, assim que ele fosse libertado ele deveria sair de cuba, com isso, em 1955 (passados dois anos), Fidel Castro se exila no México.
Porém em 1956, Fidel Castro volta para cuba (ilegalmente) e monta um grupo de guerrilheiros chamado de movimento 26 de julho (ou de guerrilha dos barbudos), cujos líderes principais eram: Fidel Castro, Raúl Castro (irmão de Fidel Castro), um medico (que era o único membro desses líderes que era comunista), chamado de Che Guevara e seu amigo Camilo Cienfuegos. 
O movimento 26 de julho se fixou na serra cubana chamada de Sierra Maestra, e começou a tomar varias cidades Cubanas, em 1 de janeiro de 1959, esse movimento chega á Havana (capital de Cuba), e nesse mesmo dia Fulgêncio Batista foge de Cuba e vai para Miami nos USA.  Assim se inicia o governo revolucionário cubano liderado por Fidel Castro, no inicio esse governo não era comunista, apenas antiamericano. Fidel Castro realizou uma reforma agrária, perseguiu os contrarrevolucionários, onde parte deles foram presos, outros foram fuzilados e outros foram exilados, nacionalizou as impressas estrangeiras (principalmente as norte americanas).
Em 1960, John Kennedy (presidente dos USA), decreta a redução da cota de importação do açúcar cubano para 3 % (antes era de 99%).
Em 1961, os USA, participaram da conferência de Punta del Este, junto com todos os países latinos americanos (com exceção de Cuba), nesta conferência os USA ofereceram ajuda financeira á todos os países latinos americanos (Aliança para o progresso da América), desde que esses países realizassem um embargo econômico com Cuba (nenhum deles poderiam comercializar com Cuba). 
No mesmo ano os USA reuniram todos os exilados cubanos nos USA, e lá foram treinados pela CIA, para terem condições de tomarem Cuba, e depois de treinados, esses exilados invadiram Cuba pela Baia dos porcos, entretanto Fidel Castro, rapidamente, montou uma estratégia e  impediu que Cuba fosse tomada. 
Em dezembro de 1961, Fidel Castro alinhou Cuba com o Kremlin (centro da URSS), assim ela se tornou comunista (ela fez isto, pois precisava de ajuda financeira), e então recebeu ajuda financeira do Comecon e assinou o Pacto de Varsóvia.
Em 1962, ocorre o acontecimento chamado de questão dos mísseis, onde foi instalada uma base militar de lançamento de mísseis em Cuba, Fidel, pois Nikita (o presidente da URSS) queria proteger Cuba dos USA, entretanto quando John Kennedy descobre, exige que Nikita retire os mísseis de Cuba, e eles são retirados, pois Nikita não queria que ocorresse uma guerra.
Em 1967 Fidel Castro cria a organização latina americana de Solidariedade (OLAS), sendo uma expansão da revolução cubana, os países latinos americanos deveriam se unir contra os USA, e se quisessem, seu exércitos poderiam ser treinados por Che Guevara para se defenderem da USA. Onde nesses países ocorressem revoluções nacionalistas (não necessariamente comunistas mais principalmente antiamericanas). 
Entretanto, em 8 de Outubro, Che Guevara foi preso e morto na Bolívia. 
Em 2008, o ditador Fidel Castro, renunciou da presidência de Cuba, devido problemas de saúde. E assim Raul Castro assumiu o poder, no lugar do irmão.  
Ainda hoje o embargo econômico á Cuba continua, mesmo que alguns países tenha relações apenas diplomáticas com ela, e Cuba não tem mais a ajuda financeira da URSS (pois, esta se dissolveu em 1991), ou seja, mais sedo ou mais tarde, Cuba deverá realizar uma abertura econômica, até porque, sua população é extremamente pobre e querem que haja um socialismo de mercado. 
                                                 Guerra do Vietnã
O Vietnã fica no sul da China, na Indochina composta por 3 países: Camboja, Laos e Vietnã.
Em 1859, a França colonizou a Indochina. 
Em junho de 1940, a França foi conquistada pelos nazistas, oportunidade aproveitada pelo Japão, que ocupou a Indochina. 
No mesmo ano, surge uma guerrilha chamada de Vietminh liderado pelo comunista Ho Chi Minh. Esse grupo começou a realizar pequenos ataques aos Japoneses, lutando pela independência do Vietnã, sendo ajudado primeiramente pela URSS, USA e pela república popular da China.  
Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, o Japão retira seu exercito do Vietnã e da Manchúria, obrigado pelos USA.
Com isso, Ho Chi Minh, ocupa a cidade de Hanói, localizado no norte do Vietnã, e proclama a república democrática do Vietnã, sendo comunista. Entretanto a França não aceita e ordena uma ocupação da cidade de Saigon no sul do Vietnã.
Em 1946, a república democrática do Vietnã ordena o ataque á cidade de Saigon, se dando início á guerra da Indochina.
Nessa guerra, Ho Chi Minh era apoiado pelo Camboja, Lagos, URSS e pela república popular da China. 
Assim, em 1954, ocorre a batalha de Dien Bien Phu, onde a França perdeu a guerra da Indochina, mesmo tendo ajuda dos USA. 
No mesmo ano houve a conferencia de Genebra, onde:
A frança deveria reconhecer a independência do Camboja e de Laos.
O Vietnã seria dividido em dois, através do paralelo 17˚ (localização geográfica), em Vietnã do Norte, sendo uma república comunista com capital em Hanói, tendo comoo seu líder Ho Chi Minh, e o Vietnã do sul, sendo uma monarquia liberal com capital em Saigon, que teria como seu rei Bao Dai.
Em junho de 1959, ocorreria um plebiscito em todo território Vietnamita, onde o povo decidiria se o Vietnã continuaria dividido, ou se tornaria um único país sendo comunista.
Em 1955 Ngo Dinh Diem da um golpe de estado em Bao Dai e proclama a república do Vietnã do Sul, com ajuda financeira dos USA, temerosos de que o Vietnã se tornasse um país comunista, sendo essa república na prática, um protetorado dos USA, tendo um governo títere ditatorial e liberal de Ngo Dinh Diem, que perseguiu todos contrários ao seu governo, sendo estes considerados comunistas, mesmo que não fossem. Entretanto os comunistas do Sul reagiram.
                                            Guerra Civil do Vietnã do Sul (1960 – 1075).
Sendo esta uma guerra entre os comunistas do sul, os Vietcongs contra o ERV (exercito revolucionário do Vietnã), sendo o exercito liberal, capitalista, a favor dos USA de Ngo Dinh Diem. 
Em 1962, o presidente dos USA, John Kennedy do partido democrata, mandou 10 mil conselheiros militares (soldados), para ajudarem ao ERV. 
Devido ao terror da guerra, como forma de protesto, 30 Monges Budistas que defendiam a paz, se mataram na cidade de Saigon em 22 de Novembro de 1962.
Em 1963, John Kennedy foi assassinado nos USA, no Texas na cidade de Dallas, por Lee Oswald. Onde se supunha que Lee era comunista e matou John Kennedy para “proteger o comunismo”. 
Com a morte de John Kennedy, o vice-presidente dos USA, Lyndon Johnson assumiu o cargo de presidente e ordenou um ataque aéreo ao Vietnã do Norte, na cidade de Hanói, se utilizando de dois tipos de bombas, as bombas de Napalm, sendo bombas apenas incendiárias e as bombas Desfolhantes, sendo bombas químicas com base no cloro, que matam por asfixia.
Com esse episodio a opinião pública internacional, começou a criticar os USA, por cometerem um crime de guerra ao atacarem civis, além dos USA, serem criticados pela própria população. Principalmente pelo movimento Hippie que surgiu na década de 60 e pregava “paz e amor”.
Devido ao ataque á Hanói, os Vietcongs e os Vietminh se unem num só grupo, a ofensiva do TET, que foi financiada pela URSS e pela república popular da China.
Em 1969, Lyndon Johnson sai da presidência dos USA, perdendo para seu adversário do partido republicano Richard Nixon.
Em 1973 Richard Nixon assina o acordo de Paris, pelo qual, ele retira o exercito dos USA do Vietnã.
Em 1974, devido ao escândalo de  Watergate, Richard Nixon abdica da presidência dos USA. 
Em 29 de abril de 1975, a ofensiva do TET toma a cidade de Saigon.
Assim ocorreu a unificação do Vietnã, na república socialista do Vietnã, com capital em Hanói, que adotou uma Perestroika.
                                           Independência da Índia
Em 1498, a Índia se tornou uma colônia portuguesa por meio de Vasco da Gama em busca de especiarias.
No século 18,pela revolução industrial, a Inglaterra precisava de mercados consumidores e para isso, ela invade e toma a Índia, que se trona uma colônia ingressa de enquadramento, onde  a Companhia das Índias Orientais teria monopólio do comercio (sendo a única que poderia comercializar com a Índia), assim, para obter lucro, ela superfaturava os produtos vendidos, explorando os indianos, pois estes eram proibidos de fabricar produtos e obrigado assim, a comprar os da companhia. 
Entre 1857 e 1859, ocorreu a revolta dos Cipaios, chamada assim, pois os Cipaios representavam a elite militar da Índia, mas, essa revolta fracassou.
A rainha Vitoria da Inglaterra, percebeu então, que se não fizesse nada, os indianos iriam se revoltar, assim, ela decidiu que afastaria a Companhia das Índias Orientais do comércio da Índia e transformou a Índia em um Vice Reinado, onde o vice rei seria um indiano, entretanto, esse vice rei, seria escolhido pela Inglaterra, ou seja, a Índia seria na pratica, um protetorado da Inglaterra.
Em 1918, com o fim da primeira guerra mundial, os indianos perceberam que, mesmo tendo a Inglaterra ganhado a guerra, ela estava muito fraca, aproveitando assim essa oportunidade, os indianos lutaram pela sua independência, havendo dois grupos nacionalistas:
O partido do Congresso Nacional Indiano, sendo assim, um grupo nacionalista, com seus membros serem hinduístas e tendo como líder Mahatma Gandhi, que defendia que a população indiana não deveria obedecer á Inglaterra (desobediência civil), entretanto, eles os indianos não poderiam reagir com violência, “só a paz pode trazer a independência á Índia”. 
A liga muçulmana era um grupo nacionalista islâmico, que defendia, que só através da luta armada, a Índia poderia ser independente, cujo líder era Muhammad Ali Jinnah.
Em 1930, ocorreu a marcha do sal, onde Mahatma Gandhi e seus discípulos, percorreram 400 Km, como uma forma de protesto, para dizer, que os indianos que quiserem sal, que produzam seu próprio sal. 
Em 1947, com o fim da segunda guerra mundial, desgastada, a Inglaterra reconhece a independência da Índia.
Se dando o inicio de uma guerra civil entre os mulçumanos e hindus, sendo determinante para a divisão da índia em: A Índia propriamente dita, dos indianos, que seria de 75 % do território original e o Paquistão, dos muçulmanos, que seria de 25% do território original, que foi dividido em dois, o Paquistão Ocidental, sendo seu presidente Muhammad Ali Jinnah, e o Paquistão Oriental, subordinado ao Paquistão Ocidental.  
Mahatma Gandhi não aceitou essa divisão, pois ele dizia que a Índia deveria ser única, onde todos seus membros vivessem em paz.
Em 1948 Mahatma Gandhi foi assassinado por um fanático hindu, chamado de Nathuram Godse. 
No mesmo ano a ilha de Ceilão, que tinha grande parte da população budista, aproveitou que a Índia estava de luto pela morte de Gandhi, e se tornou um país independente, a República Democrática Socialista do Sri Lanka.Em 1965, a Índia anexou a Caxemira ao seu território, que antes era uma terra sem dono, onde havia uma população muçulmana, ou seja, esse território deveria ir para o Paquistão, aumentando a tensão entre o Paquistão e a Índia.Em 1971, o Paquistão Oriental, coma a ajuda da Índia, proclama sua independência se tronando a República Popular do Bangladesh, estando em paz com a Índia.